search
Título

Ter alguém com esquizofrenia na família é um fator de risco para a doença?

Esquizofrenia
Transtornos

Por Dra. Lee Fu-I

19 de outubro de 2023

Transtorno mental caracterizado por delírios, alucinações e confusão nos pensamentos, a esquizofrenia debilita e pode levar um paciente ao completo isolamento social. Seu diagnóstico deve ser realizado ainda no início da manifestação da doença, já que o tratamento precoce, assim como a prevenção, é fundamental para o sucesso da batalha contra o problema.

Familiares com esquizofrenia


É importante que familiares de pacientes com esquizofrenia se consultem com um psiquiatra, já que a hereditariedade é um dos fatores de risco. “Há maior risco de desenvolvimento do transtorno para irmãos gêmeos e filhos. Os cientistas e pesquisadores estão se esforçando para encontrar formas de detecção precoce, antes que a doença inicie”, afirma a psiquiatra Lee Fu-I.

Uma das dificuldades encontradas é a falta de um exame ou teste capaz de prever com exatidão quais os familiares que podem herdar a doença. Nem mesmo exames sanguíneos ou neuroimagens são úteis nesse sentido. Segundo a médica, já foram publicados mais de três mil artigos científicos nos últimos dez anos sobre o assunto, mas nenhum chegou a uma conclusão.  

Outros fatores de risco da esquizofrenia


Alguns estudos, no entanto, apontaram outros fatores de risco para o surgimento da doença e que devem analisados em pessoas com casos de esquizofrenia na família. Lee cita o consumo de maconha e deficiências cognitivas, como dificuldade de percepção do ambiente ao redor. Esses indivíduos devem ser protegidos para se evitar a doença e, quando ela já foi diagnosticada, impedir a piora dos sintomas.

Os cuidados com a gravidez e o parto também são fundamentais para a prevenção da doença. Má nutrição e exposição a vírus e substâncias nocivas na barriga da mãe, além de traumas cranianos e falta de oxigenação no momento do parto facilitam o desenvolvimento da esquizofrenia.

Newsletter
Tags
esquizofrenia
hereditário
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A esquizofrenia fica mais grave com o passar do tempo?

A esquizofrenia é uma doença crônica capaz de deixar o paciente isolado, provocar pensamento desorganizado e dificuldade para falar.  É imprescindível que pessoas com o distúrbio realizem tratamento para manter os sintomas sob controle. “A esquizofrenia tende a ficar mais grave com o passar do tempo. Este agravamento é mais intenso se o paciente não […]

Artigos
Qual é a diferença do tratamento da esquizofrenia no passado para os dias de hoje?

Por mais que a esquizofrenia ainda hoje não tenha uma cura estabelecida, seu tratamento já evoluiu muito ao longo das últimas décadas. Até o início do século passado, a doença era bastante incompreendida e os pacientes eram tidos como loucos, colocados em sanatórios. Com o avanço da ciência e dos estudos sobre o quadro, surgiram remédios […]

Artigos
Esquizofrenia é hereditário? O que fazer caso exista casos na família?

Um dos principais sinais que indicam o desenvolvimento da esquizofrenia é o aparecimento de sintomas psicóticos, como alucinações auditivas e visuais. É comum ver pessoas ou animais que não existem, ouvir vozes e ruídos que ninguém mais consegue ouvir e até ter a sensação de estar sendo monitorado o tempo inteiro. Nestes quadros, o fator genético […]

Converse com um dos nossos atendentes