AchèAchè
    search
    Título

    Sono: É normal mudar de posição enquanto se está dormindo?

    Uncategorized

    Por

    Algumas pessoas têm o costume de se mexer de um lado para o outro da cama antes de pegar no sono. Já outras continuam com o corpo inquieto mesmo quando estão dormindo. Será que mudar de posição ao longo da noite é algo normal? Este hábito pode ser um indicativo de uma baixa qualidade do sono? Descubra!

    Mudar de posição várias vezes indica sono agitado


    Segundo a especialista em Medicina do Sono Renata Arbex, se movimentar ao dormir pode até ser benéfico em alguns casos. “É normal mudarmos de posição brevemente, principalmente por causa da circulação sanguínea local. Se ficamos muito tempo sobre uma articulação, músculos e pele, aquele local tem a circulação reduzida”, afirma a profissional.

    Por outro lado, muitas mudanças durante a noite podem ser resultado de um sono agitado. “Se a pessoa se mexe muito, provavelmente não está tendo um sono restaurador. Quando o paciente acorda cansado, isso deve ser investigado. A dica é: respeitando as horas que seu corpo sente necessidade de dormir, devemos acordar dispostos. Caso isso não esteja acontecendo, procure ajuda”, recomenda a médica. 

    Dormir com a barriga para cima favorece o ronco


    E por falar em
    posições na hora de dormir, Dra. Renata dá algumas dicas importantes: “Pacientes com distúrbios respiratórios do sono, como roncos e apneia, devem evitar se deitar com a barriga para cima, porque esta posição aumenta a chance de ocorrer apneia e ronco, já que as vias aéreas ficam mais afinadas pela posição”. 

    De acordo com a profissional, pacientes com problemas na coluna cervical devem dormir de lado, na posição chamada decúbito lateral. Aqueles que sofrem com refluxo gastroesofágico devem optar pela mesma posição, mas com o lado esquerdo para baixo. As gestantes, normalmente, também preferem esta posição.

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes