search
    Título

    Sintomas de Gravidez: Quais são os primeiros e com quanto tempo começam aparecer

    Cuidados e Bem-estar
    Gravidez

    Por Cuidados Pela Vida

    4 de fevereiro de 2015

    A gravidez ocorre como resultado da junção do óvulo, gameta feminino e do espermatozóide, gameta masculino. Geralmente, os primeiros sintomas surgem antes do atraso do ciclo menstrual, sendo notada após um curto período que precede a relação sexual. Conheça quais os principais sintomas e quando eles surgem!

    Quanto tempo aparecem os sintomas de gravidez

    Os primeiros sintomas de gravidez podem surgir cerca de 3 semanas após a relação sexual. Em alguns casos, ainda, podem ser notados após 6 dias do evento.

    Quando fazer um teste

    Em geral, é recomendado que o teste de gravidez seja feito posteriormente ao primeiro dia de atraso menstrual. Testes mais assertivos, como o de sangue, podem oferecer um resultado após 10 dias da relação com fecundação. Já os de farmácia, tendem a ser menos precisos, por isso são indicados após 15 dias do ato sexual.

    Quais sintomas de gravidez

    Geralmente, estes 10 primeiros sintomas de gravidez surgem antes do atraso menstrual, cerca de 3 semanas após a fecundação do óvulo, mas há mulheres que podem começar a notar estes sintomas 6 dias após a relação sexual.
    Os primeiros sintomas da gravidez podem passar despercebidos por serem comuns e parecidos com os sintomas que antecedem a menstruação. Por isso, a forma mais assertiva de descobrir a gravidez é realizando um teste de gravidez.

    Os primeiros 10 sintomas que podem surgir são:

    • Atraso do ciclo menstrual: O primeiro alerta pode ser a menstruação atrasada. Caso o ciclo seja irregular, esse sintoma pode passar despercebido.
    • Corrimento vaginal rosado: Após a fecundação pode surgir um corrimento cor – de rosa sutil e pouco perceptível. Essa cor é resultante do sangue causado pela entrada do espermatozóide no óvulo, que resulta no deslocamento do útero. Pode ser percebido logo após a relação ou até 3 dias depois no momento pós urina;
    • Inchaço abdominal: Com o óvulo fecundado, há um aumento de fluxo sanguíneo na região pélvica e então os hormônios femininos entram em ação para preservar o embrião e dar continuidade a gravidez e isto pode causar algum desconforto abdominal semelhante a uma cólica menstrual de fraca a média intensidade. Além disso, a mulher pode ainda ter uma pequena perda de sangue, semelhante à menstruação, mas em menor quantidade;
    • Mamas doloridas: Nos primeiros 15 dias de gravidez os seios ficam mais sensíveis por conta dos hormônios responsáveis por estimular as glândulas mamárias. Além disso, a aréola pode sofrer alteração da coloração por conta do fluxo de sangue e os seios podem ficar mais fartos;
    • Acne: Por conta da intensa alteração hormonal podem surgir (em alguns casos intensificar) cravos e espinhas, chamados cientificamente de acne. A pele tende a ficar mais oleosa, mas é possível controlar com hidratação e produtos para skin care;
    • Cansaço: Com diversas alterações acontecendo no organismo, o cansaço fácil pode ser percebido logo nas duas primeiras semanas de gravidez e ele ocorre porque o sangue da mulher fica menos viscoso e mais fluido e é por isso também que a anemia é comum na gravidez, principalmente para aquelas mulheres que apresentavam valores limítrofes de hemoglobinas antes de engravidar.
    •  Enjoos e vômitos: geralmente, os enjoos são comuns no período matinal. Eles são uns dos sintomas mais populares, e começam a se fazer presente a partir da  6ª semana de gestação, podendo se prolongar por todo o período.
    • Tontura e sono: A queda da pressão arterial e alimentação desregulada leva a tontura e sono. Podem surgir logo nas primeiras semanas de gravidez, e tendem a diminuir a partir da 20ª semana de gestação.
    • Repulsa a cheiros fortes: Perfumes, cheiro de gasolina, cigarro são grandes causadores de enjoos e vômitos em gestantes. Essa sensibilidade aparece nos primeiros 15 dias de gravudez.
    • Variações de humor: Parecido com os sintomas da TPM, a mudança do humor em grávidas é bastante comum. Chorar ou se abater por situações que antes seriam irrelevantes pode ser uma característica presente durante toda a gestação.

    É importante ressaltar que os sintomas e a intensidade que são sentidos  podem variar de mulher para mulher. 

    Estou grávida, e agora?

    Ao descobrir que está grávida, o que se deve fazer é marcar uma consulta com um ginecologista para que ele peça um teste de gravidez de laboratório para confirmar a gravidez e identificar a idade gestacional e assim poder iniciar o pré-natal.

    Newsletter
    Tags
    ciclo menstrual
    grávida
    gravidez
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes