As cólicas menstruais, também chamadas de dismenorreia, são bastante comuns entre as mulheres. São dores que têm início na puberdade, com os primeiros ciclos menstruais, e podem ser muito ou pouco intensas. O desconforto causado pelo sintoma pode ser grande, mas existem medicações e outras formas de tratamento que podem ajudar a evitar que a cólica atrapalhe a rotina da mulher.
Cólicas menstruais podem ser causadas pela endometriose
“Cólicas menstruais são dores pélvicas que se apresentam de forma cíclica e estão associadas ao período menstrual das pacientes”, afirma o ginecologista e obstetra Alexandre Brandão Sé. O sintoma é provocado pela produção do hormônio prostaglandina, responsável pelas contrações do útero que expulsam o sangue menstrual de dentro do corpo.
As cólicas são classificadas em primárias, quando são consequência do ciclo menstrual, e secundárias, nos casos em que são resultado de um problema de saúde. “As principais causas das cólicas secundárias são endometriose e adenomiose. Algumas pacientes com pólipo endometrial e mioma uterino que tem grande sangramento menstrual também podem ter muita cólica”, destaca o profissional.
Analgésicos e atividades físicas ajudam a aliviar cólica menstrual
Idas frequentes a um consultório ginecológico são importantes para verificar se as cólicas são causadas por alguma dessas doenças. “Muitas vezes, a paciente apresenta dor pélvica crônica e esta é confundida com cólicas menstruais. Dores pélvicas em mulheres podem ter causas ginecológicas, urológicas, intestinais ou osteomusculares e todas essas causas devem ser avaliadas para um diagnóstico correto”, explica o especialista.
Para aliviar as cólicas menstruais, o médico pode indicar o uso de anticoncepcionais, dependendo da causa do sintoma, além do consumo de analgésicos e anti-inflamatórios. Atividades físicas, como caminhadas e andar de bicicleta, também ajudam. Além disso, a acupuntura contribui para a liberação de endorfina, neurotransmissor que auxilia no controle da dor, e pode ser uma ferramenta poderosa para amenizar as cólicas.
Foto: Shutterstock