AchèAchè
search
Título

O que são as cólicas menstruais? Por que elas acontecem?

Dores no corpo

Por

19 de outubro de 2023

As cólicas menstruais, também chamadas de dismenorreia, são bastante comuns entre as mulheres. São dores que têm início na puberdade, com os primeiros ciclos menstruais, e podem ser muito ou pouco intensas. O desconforto causado pelo sintoma pode ser grande, mas existem medicações e outras formas de tratamento que podem ajudar a evitar que a cólica atrapalhe a rotina da mulher.

Cólicas menstruais podem ser causadas pela endometriose


“Cólicas menstruais são dores pélvicas que se apresentam de forma cíclica e estão associadas ao período menstrual das pacientes”, afirma o ginecologista e obstetra Alexandre Brandão Sé. O sintoma é provocado pela produção do hormônio prostaglandina, responsável pelas contrações do útero que expulsam o sangue menstrual de dentro do corpo.

As cólicas são classificadas em primárias, quando são consequência do ciclo menstrual, e secundárias, nos casos em que são resultado de um problema de saúde. “As principais causas das cólicas secundárias são endometriose e adenomiose. Algumas pacientes com pólipo endometrial e mioma uterino que tem grande sangramento menstrual também podem ter muita cólica”, destaca o profissional.

Analgésicos e atividades físicas ajudam a aliviar cólica menstrual


Idas frequentes a um consultório ginecológico são importantes para verificar se as cólicas são causadas por alguma dessas doenças. “Muitas vezes, a paciente apresenta dor pélvica crônica e esta é confundida com cólicas menstruais.
Dores pélvicas em mulheres podem ter causas ginecológicas, urológicas, intestinais ou osteomusculares e todas essas causas devem ser avaliadas para um diagnóstico correto”, explica o especialista.
Para aliviar as cólicas menstruais, o médico pode indicar o uso de anticoncepcionais, dependendo da causa do sintoma, além do consumo de analgésicos e anti-inflamatórios. Atividades físicas, como caminhadas e andar de bicicleta, também ajudam. Além disso, a acupuntura contribui para a liberação de endorfina, neurotransmissor que auxilia no controle da dor, e pode ser uma ferramenta poderosa para amenizar as cólicas.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
H. pylori: Os sinais e sintomas da infecção podem ser confundidos com outro problema de saúde?

A infecção pela bactéria H. pylori pode provocar ou não sintomas. Quando os sintomas aparecem, podem se manifestar de forma variada, desde uma gastrite leve até dores intensas no estômago em função da formação de úlceras. Sendo assim, não é incomum que os pacientes confundam esta infecção com outros problemas estomacais/intestinais que apresentam sintomas semelhantes. […]

Artigos
Remédio para dor muscular atrapalha resultados da musculação?

Quem começa a malhar na academia buscando sair do sedentarismo, emagrecer ou alcançar resultados corporais mais satisfatórios, costuma sentir dores intensas nos dois primeiros dias, geralmente, após a primeira sessão “puxando ferro”. O incômodo leva muitas pessoas a usarem relaxantes musculares, até para conseguirem seguir normalmente com os exercícios. Contudo, essa prática pode atrapalhar o efeito […]

Artigos
Dor de cabeça: Por que forçar a vista pode desencadear esse sintoma?

Quem sente dor de cabeça com certa frequência deve procurar um médico para avaliar o que está provocando esse problema. A presença desse sintoma ao ler por muito tempo, especialmente em locais com pouca luz, e a melhora com o repouso ou com o uso de óculos indicam que a causa por trás da dor […]

Converse com um dos nossos atendentes