search
Título

Enjoo matinal: Por que esse sintoma é tão comum durante a gravidez?

Cuidados e Bem-estar
Gravidez

4 de novembro de 2023

A gravidez é considerada um dos momentos mais bonitos da vida de uma mulher, mas é também muito delicado. A gestante precisa receber acompanhamento médico e psicológico para que sua saúde e a do bebê sejam preservadas. Existem alguns sintomas que podem gerar desconforto, como é o caso do enjoo matinal, bastante frequente e chamado cientificamente de êmese gravídica.

Enjoo é mais comum no primeiro trimestre da gravidez


De acordo com a ginecologista e obstetra Vanessa Sekula, inúmeras razões podem levar ao surgimento ou à potencialização do enjoo matinal, sejam elas genéticas, endocrinológicas, imunológicas ou mesmo emocionais. “Observa-se, porém, uma relação real entre este sintoma e a produção do hormônio HCG, a gonadotrofina coriônica humana, que é a mesma substância dosada no teste de gravidez e é a razão do enjoo ser realmente tão comum nas gestantes”, afirma.

A êmese gravídica é mais frequente no primeiro trimestre da gravidez, mais precisamente entre a oitava e a 12ª semana. Acredita-se que existe uma relação entre o HCG e o enjoo, justamente porque é nesta etapa da gestação que ocorre o pico de sua produção. Segundo a especialista, em gestações múltiplas, ou seja, quando as futuras mães estão grávidas de gêmeos ou trigêmeos, os sintomas tendem a ser mais intensos e os níveis de HCG são mais elevados.

Suco de limão ou abacaxi alivia enjoo em gestantes


Dra. Vanessa diz que a gestante deve se tranquilizar e entender que o enjoo matinal é um sintoma comum e que logo deve passar. Mas, existem algumas mudanças que podem ser feitas para reduzir sua intensidade e frequência. “É importante ter atenção com a alimentação, evitando produtos muito gordurosos e condimentados, bem como o consumo de grandes porções e jejum prolongado”, orienta a especialista.

É necessário comer a cada três horas, dando preferência a pequenas porções de alimentos leves. Em geral, alimentos secos, como biscoito de água e sal, ou ácidos, como limão e abacaxi, seja na forma da fruta, suco ou gotas diluídas em um copo de água, ajudam a aliviar o enjoo. Algo pouco lembrado, de acordo com a ginecologista, é o consumo de chicletes, que pode ajudar a engolir a saliva produzida em maior quantidade, reduzindo o desconforto sentido pelas gestantes.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Aleitamento materno: a cor do leite tende a mudar depois dos primeiros dias de amamentação?

Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno tem todos os nutrientes de que um bebê precisa para crescer saudável. Este alimento, que deve ser o único ingerido pelos recém-nascidos de até 6 meses de idade, ajuda a evitar crises de diarreia, alergia, doenças respiratórias e obesidade, por exemplo. Um dos aspectos que pode chamar atenção […]

Artigos
Amamentação: Desafios e Benefícios

Ao contrário do que acontece com os demais mamíferos, a mulher não amamenta como um ato instintivo, por esse motivo ela e o bebê devem aprender como realizar o aleitamento e necessitam de muito apoio para que a amamentação se torne uma experiência positiva. Círculos de Apoio Os círculos de apoio à amamentação ilustram as potenciais […]

Artigos
É normal sentir dor na hora de amamentar?

A amamentação é um período muito importante tanto para o filho quanto para a mãe, não só porque proporciona o alimento e os nutrientes de que o recém-nascido ou a criança precisa para crescer forte e saudável, mas também por ajudar na criação do vínculo entre mãe e filho. Mas, embora este seja um momento bastante especial, […]

Converse com um dos nossos atendentes