search
    Título

    Saiba a importância dos check-ups regulares para a saúde masculina

    Hipertensão

    Por

    Ao longo da vida, os homens estão suscetíveis a algumas doenças complicadas que, caso realmente se manifestem, exigem tratamento específico e muitos cuidados. Para evitar que esses quadros apareçam, é fundamental adotar esses cuidados o mais cedo possível. Nesse sentido, os check-ups regulares são primordiais para a saúde masculina.   

    A frequência dos exames pode variar de acordo com a doença em questão, mas de acordo com o urologista Bruno Cezarino, no geral os homens devem se consultar para conferir se está tudo bem com a saúde uma vez ao ano, pelo menos. Isso vale tanto para doenças cardiovasculares, quanto diabetes ou câncer de próstata.

    Check-ups são importantes para a saúde masculina, pois muitas doenças transcorrem sem sintomas


    O médico destaca o câncer de próstata dentre as doenças mais comuns aos homens e que mais precisam de atenção
    , diagnóstico precoce e cuidados. “Os exames preventivos têm por objetivo prevenir, especialmente, o câncer de próstata, realizando o diagnóstico precoce e objetivando a cura da doença”, afirma o especialista.

    O câncer de próstata, assim como alguns problemas cardiovasculares (como a hipertensão), normalmente se manifesta sem sintomas, o que dificulta o diagnóstico precoce. Os sintomas neste quadro só aparecem nos estágios mais avançados, o que representa um risco significativo para a saúde do paciente. Isso reforça ainda mais a necessidade de fazer sempre que for preciso os check-ups, pois só assim será possível identificar a doença a tempo de fazer um tratamento com boas chances de sucesso.

    Exame de toque retal é fundamental em casos de câncer de próstata


    Em relação aos principais exames que todo homem precisa fazer periodicamente para checar a saúde,
    vale destacar o de toque retal, relacionado ao câncer de próstata. Por meio desse exame é possível identificar se há alguma anormalidade na glândula, o que permite o início do tratamento. “Mesmo dentro de um mesmo quadro, cada faixa etária tem um perfil de exames, então é recomendado sempre consultar o médico para a solicitação dos mesmos”.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes