O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer nos homens, com estimativas de mais de 60 mil novos casos por ano, apenas no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. A doença consiste na multiplicação anormal e descontrolada de células da próstata. Por atingir diretamente o sistema reprodutor masculino, alguns homens têm o receio de se tornarem inférteis por causa da doença. Existe esse risco?
Algumas opções de tratamento podem tornar o paciente infértil
É importante que os pacientes conversem com seus médicos para avaliar se, diante da evolução do quadro, existe a possibilidade da doença levar à infertilidade. “O câncer de próstata pode causar infertilidade, mas, em geral, essa não é uma preocupação, já que afeta homens em idade mais avançada”, explica o urologista André Ramos Sorgi Macedo.
Os tipos de tratamento disponíveis também devem ser avaliados com o médico. Uma das opções é a cirurgia chamada de prostatectomia radical, indicada nos casos em que o câncer não se espalhou para outras áreas além da próstata. O procedimento consiste na retirada da próstata e da vesícula seminal, o que torna o homem infértil.
Câncer de próstata pode causar impotência sexual
Com a quimioterapia, indicada principalmente para os casos de câncer de próstata mais avançados, também existe o risco de infertilidade. Este tipo de tratamento, em que o paciente recebe medicações com a capacidade de matar as células do câncer, afeta a quantidade de espermatozoides, seja diminuindo ou até interrompendo a produção das células reprodutivas masculinas.
Segundo o urologista, o câncer de próstata pode provocar ainda outras consequências ao homem: “As principais e mais temidas são a incontinência urinária e a impotência sexual”. Esses problemas podem ser evitados com o exame do toque, que permite o diagnóstico feito ainda no estágio inicial da doença. Neste período, as chances de cura passam de 90%.
Foto: Shutterstock