search
    Título

    Rinossinusite: como é feito o tratamento dessa doença?

    Cuidados e Bem-estar
    Gripe e resfriado

    Por

    A rinossinusite consiste na inflamação dos seios paranasais, que são as cavidades ósseas ao redor do nariz, olhos e maçãs do rosto. O problema é considerado agudo quando dura até um mês, podendo se estender para três meses. Ao ultrapassar este período, é classificado como crônico. O tratamento a ser estabelecido depende da causa, mas, em geral, recomenda-se o uso de medicamentos e métodos de limpeza nasal.  
    O tratamento da rinossinusite deve se basear na limpeza e desinfecção/desinflamação das cavidades nasais. Lavagem com solução fisiológica, anti-inflamatórios (principalmente os esteroides) e antibióticos são a base do tratamento”, informa o otorrinolaringologista Fabiano Haddad Brandão.

    Tratamento e sintomas da rinossinusite


    A boa hidratação também é fundamental para o tratamento, pois ajuda bastante a fluidificar as secreções, facilitando a sua eliminação. Recomenda-se ingerir dois litros de água por dia, no mínimo, e usar vapor d’água. Quando o tratamento completo e adequadamente seguido não é suficiente para controlar os sintomas e estes persistem por muito tempo, a cirurgia passa a ser indicada.

    As medidas que compõem o tratamento da rinossinusite visam controlar, principalmente, os seguintes sintomas: dor nasal e facial, rinorreia purulenta, obstrução e secreção nasal e tosse. Pode haver também dor de dente, ouvido, cabeça e garganta, febre, fadiga, mau hálito, dificuldade de respirar e mal-estar.   

    Perigos em não tratar a rinossinusite adequadamente


    Segundo o médico, não tratar adequadamente a rinossinusite pode resultar em situações bastante perigosas à saúde. “Os pacientes que não tratarem a rinossinusite como se deve correm o risco dela evoluir para um quadro crônico ou para complicações, como meningites, celulites orbitárias
    e até pneumonias”.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes