search
    Título

    Qual é o médico mais indicado para o tratamento da asma?

    Uncategorized

    Por

    Assim como em toda doença crônica, o tratamento da asma exige acompanhamento constante com um médico apropriado. É especialmente importante e necessário manter contato com este profissional com frequência nos casos em que o tratamento engloba uso de medicamento (o que é bastante comum no caso da asma). O pneumologista é o profissional que normalmente melhor executa essa função.

     

    Clínico geral e alergista também podem acompanhar tratamento de asma

     

    “Considero o pneumologista o médico mais adequado para o tratamento da asma, pois é aquele que possui mais conhecimentos sobre os mecanismos da doença e sobre a terapêutica mais adequada”, afirma o pneumologista José Eduardo Martinelli. Como a doença afeta estruturas presentes nos pulmões (brônquios), o acompanhamento de um pneumologista se justifica.
    Contudo, outras especialidades também podem ajudar no tratamento, como clínicos gerais e alergistas. “Os clínicos gerais que possuem bom conhecimento da doença e os alergistas com habilidade para tratar e descobrir os possíveis alérgenos aos quais os pacientes são mais sensíveis, são outras especialidades interessantes para o tratamento da asma”, afirma.

     

    Tratamento da asma é crônico, mas problema pode ser controlado

     

    Não existe cura definitiva para a doença, então é preciso que o paciente se submeta a um tratamento constante para impedir a exacerbação dos sintomas. O médico que acompanha o processo deverá indicar os fatores de risco que ele deve evitar para que as crises não aconteçam, bem como o medicamento adequado para controlar o quadro como um todo.

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes