AchèAchè
search
Título

Qual é a relação entre asma e obesidade?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

A asma é uma doença que afeta a saúde do sistema respiratório, causando crises de falta de ar, tosse e dor no peito. Quem é obeso precisa tomar ainda mais cuidado com a doença e seus sintomas, já que diversos estudos ao redor do mundo indicaram que a relação entre asma e obesidade pode complicar bastante a vida do paciente. Confira!

Entenda como funciona a relação entre asma e obesidade


“A obesidade tem efeitos na mecânica respiratória, modifica a resposta imune e tem implicações metabólicas. Há evidências de que a obesidade aumenta o processo inflamatório nos pulmões de pacientes com asma e o tipo de célula mais comum encontrada no sangue do obeso é o neutrófilo e não o eosinófilo”, afirma o pneumologista Paulo Faleiros. 

Neutrófilos e eosinófilos são células do sistema imunológico e atuam na defesa do corpo contra agentes invasores. Alterações na quantidade dessas células podem agravar ainda mais a asma e, segundo o médico, dificultar o seu controle, já que os corticoides, medicamentos mais usados no tratamento da asma, não atuam bem nos neutrófilos. 

Obesidade aumenta risco de ter asma


Além de prejudicar o
controle da asma, a obesidade pode ainda levar ao desenvolvimento da doença em quem não a tem. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), o excesso de peso provoca uma ação pró-inflamatória do tecido adiposo que, por sua vez, é capaz de inflamar as vias aéreas e causar a asma.

Para evitar que a relação entre asma e obesidade prejudique a qualidade de vida do paciente, é preciso se dedicar ao combate às duas condições. “Para o tratamento da asma, será necessário fazer o tratamento medicamentoso, com corticoides inalatórios, podendo associá-los a broncodilatadores inalatórios, além de emagrecimento, atividade física frequente e mudanças nos hábitos alimentares”, recomenda Dr. Faleiros. 


Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI):
http://asbai.org.br/sobrepeso-e-obesidade-aumentam-risco-de-asma-em-ate-50/

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
As doenças respiratórias tendem a diminuir durante o verão: mito ou verdade?

O inverno é conhecido não só por ser uma época em que é preciso tirar casacos e cobertores do armário, mas também pelas doenças respiratórias, como gripe e resfriado, que surgem com maior frequência, acompanhadas de sintomas como tosse, coriza e nariz entupido. Mas, será que estações mais quentes, como o verão, são períodos mais […]

Artigos
A osteoporose pode causar fraturas vertebrais?

Uma das principais complicações da osteoporose é a ocorrência de fraturas ósseas, que afetam cerca de 60% das mulheres e 30% dos homens com mais de 60 anos de idade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. As fraturas vertebrais estão entre as fraturas que mais preocupam os médicos.  Fraturas vertebrais prejudicam […]

Artigos
Pele sensível: usar produtos para outros tipos de pele pode ser prejudicial?

A pele sensível, como o próprio nome já diz, apresenta uma maior sensibilidade a fatores externos, podendo ficar irritada e vermelha em diversas ocasiões, como após o contato com um perfume ou um produto de limpeza, o que não aconteceria com outros tipos de pele. Com ela, é preciso ter muito cuidado e, por isso, […]

Converse com um dos nossos atendentes