search
    Título

    Qual é a importância da vitamina D na infância?

    Uncategorized

    Por

    A vitamina D foi sempre conhecida por garantir a absorção de cálcio nos ossos, mas esta não é a única contribuição da substância para a saúde. Ela também promove o bom funcionamento do sistema imunológico, por exemplo, o que pode ser muito útil, inclusive, na prevenção de doenças em crianças.
    “Além do sistema imunológico, a vitamina D também está inteiramente ligada ao bom funcionamento do sistema cardiovascular e à prevenção da obesidade”, conta a nutricionista Ana Paula Moura. “Além disso, novos estudos já demonstram uma relação direta da deficiência de vitamina D com a depressão”, completa.

    Vitamina D pode ser adquirida através da exposição ao sol e em alguns alimentos


    Atuando em todas essas frentes, a vitamina D se configura como um ótimo aliado do organismo nas mais diferentes faixas etárias, sobretudo nas fases de crescimento, que compreendem infância e adolescência. Vale destacar que, apesar da nomenclatura, a vitamina D é, na verdade, um hormônio, visto que pode ser sintetizada pelo organismo.

    Estima-se que o sol seja responsável por cerca de 80 a 90% da vitamina D que o corpo recebe, mas a substância também pode ser encontrada em alguns alimentos. “Encontramos a vitamina D nos leites e derivados, nos peixes, entre eles sardinha e atum, e se faz necessária a exposição ao sol para sua ativação”.

    Suplementação de vitamina D é necessária para quem não se expõe ao sol


    As pessoas que não costumam ter exposição à luz solar tendem a ter carência da vitamina, o que pode trazer complicações em forma de doenças. “Neste caso, a suplementação se torna, mais do que uma saída interessante, uma necessidade”. Todavia, mesmo quem toma suplemento de vitamina D deve continuar procurando-a paralelamente nas fontes tradicionais anteriormente citadas.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes