O uso de produtos antirrugas é um cuidado indicado em tratamentos de pele com o intuito de prolongar sua jovialidade. Dentre os componentes dos produtos, destaca-se o retinol, que possui ação fundamental na produção de substâncias responsáveis por dar firmeza e elasticidade à pele.
Ação do retinol no tratamento antirrugas para a pele
“O retinol é um derivado da vitamina A. Quando aplicado na pele, atua sobre os fibroblastos cutâneos, induzindo a formação de colágeno e elastina – as aclamadas proteínas da firmeza e elasticidade cutâneas. O resultado é uma pele mais saudável, fina e uniforme”, informa a dermatologista Vivian Amaral.
Segundo a especialista, o uso contínuo do retinol é capaz ainda de retardar o aparecimento de rugas e flacidez. No geral, o retinol é prescrito associado a outro produto que contém vitamina C em sua composição, pois a combinação é necessária para que os efeitos desejados sejam obtidos. “A vitamina C é um agente que, além de antioxidante e iluminador, funciona como um importante indutor à síntese de colágeno”, afirma a médica.
Outros cuidados importantes para manter a pele jovem e sem rugas
Além do uso de produtos com retinol, o combate às rugas e linhas de expressão deve ser feito por meio de hábitos saudáveis de vida. Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, buscar uma alimentação balanceada, rica em nutrientes importantes variados, e beber bastante líquido todos os dias são alguns exemplos simples que fazem toda a diferença para manter a pele jovem por mais tempo.
Vale ressaltar ainda a importância do uso de produtos próprios para limpeza, hidratação e revitalização da pele do rosto, principalmente, todos os dias. Outro produto de uso diário vital para preservar a jovialidade da pele é o filtro solar, tendo em vista que a ação dos raios solares contribui grandemente para a aceleração do processo de envelhecimento celular.
Foto: Shutterstock