AchèAchè
search
Título

Qual é a diferença entre síndrome leucopênica primária e secundária?

Ouvido, Nariz e Garganta

Por Dr. Fabiano Haddad Brandão

19 de outubro de 2023

A parte interna do nariz é revestida por muitos vasos sanguíneos, bem pequenos. Quando há congestão, causada, por exemplo, pelo excesso de muco, eles se dilatam, tornando a respiração ainda mais difícil. Por isso, o uso de medicamentos vasoconstritores ameniza os efeitos da congestão nasal, já que, com os vasos desinchados, o paciente consegue respirar melhor.

Fatores que provocam a constrição dos vasos sanguíneos do nariz


“Na parte interna do nariz se encontra uma estrutura muito importante chamada concha nasal. Também conhecida como cornetos nasais ou, popularmente, como ‘carne esponjosa’, ela é constituída por uma grande rede de vasos sanguíneos abaixo da pele.
Quando ocorre a constrição desses vasos, a concha nasal diminui de tamanho e conseguimos respirar melhor”, explica o otorrinolaringologista Fabiano Haddad.
De acordo com o médico, a constrição pode ser causada naturalmente (ex: ciclo nasal, a sensação de que um lado passa mais ar que o outro e depois alterna); por extremos de temperatura; umidade; e exercícios físicos, além de medicamentos, como os vasoconstritores e os antialérgicos. “Doenças crônicas, como leishmaniose, hanseníase e tuberculose, também causam degeneração definitiva das conchas nasais”, completa Haddad.

Conheça o Cuidados Pela Vida

Tratando a congestão nasal


Os métodos de tratamento do congestionamento nasal visam diminuir a inflamação do tecido da concha nasal, diminuindo também a resposta alérgica que causa a dilatação desses vasos. “Vale ressaltar que
, pois, quando feito demasiadamente, pode causar dependência e pode levar a doenças cardíacas”, afirma o Haddad. Por isso, é importante procurar seu médico, que vai determinar o melhor curso para o tratamento.

Ainda segundo o especialista, dependendo do diagnóstico, o tratamento pode ser feito também por cirurgias que visam a desobstrução por ressecção de parte do tecido da concha nasal. Isso deve ser feito em associação com a correção de possíveis outras alterações anatômicas do nariz, como desvios de septo. “Existem ainda os dilatadores nasais, como aqueles que alguns atletas usam, que são adesivos capazes de dilatar as válvulas nasais”, completa.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
congestão nasal
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É possível ter o nariz entupido, mas sem a presença de muco?

O nariz entupido é um incômodo muitas vezes associado à presença de muco, especialmente em excesso, mas a sensação pode aparecer mesmo sem esse elemento. “Sim, o nariz pode ficar entupido mesmo que não haja muco”, afirma o otorrinolaringologista Fabiano Haddad. Segundo o médico, o entupimento do nariz pode ser causado por fatores diversos, como […]

Artigos
Por que ficamos com nariz entupido quando estamos com gripe?

A gripe é uma das infecções respiratórias mais comuns. Causada pelo vírus Influenza, a doença é transmitida por gotículas de muco que se espalham pelo ar ou por objetos, como maçanetas, corrimãos e torneiras, por meio da tosse e de espirros. Um de seus principais sintomas é o nariz entupido. Veja por que o nariz […]

Artigos
Otorrinolaringologista: o que faz? Que problemas esse especialista trata?

Você está com dor de garganta, dor de ouvido, com suspeita de laringite, amigdalite ou precisa de tratamento para apneia do sono? Para todos esses casos, existe um profissional que pode te ajudar: o otorrinolaringologista. Essa especialidade tão abrangente da Medicina atua na terapia e na prevenção de várias doenças do canal auditivo, do nariz […]

Converse com um dos nossos atendentes