Você sabe quais são os sintomas de meningite? Esta é uma doença endêmica relativamente conhecida no Brasil. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) fornecidos pela Secretaria de Saúde do Ceará, apenas no nosso país, entre 2007 e 2020, foram confirmados 265 mil casos da doença. Já em todo o mundo, são estimadas 135 mil mortes por ano, de um total de 1,2 milhão de casos.
Conhecer os principais sintomas de meningite é fundamental para procurar ajuda médica e receber o tratamento adequado. A pediatra Fabiane Durão conversou com a nossa equipe sobre esse assunto e tirou as principais dúvidas sobre o que é meningite, formas de prevenção e tratamento. Confira!
O que é meningite? Conheça os sintomas e tipos da doença
A meningite é, na verdade, um processo infeccioso-inflamatório. “Meningite é uma infecção que ocorre nas meninges. Meninges são membranas que revestem todo o sistema nervoso central, que se constitui do encéfalo (cérebro) e da medula espinhal”, explica a Dra. Fabiane. Outro ponto interessante é que ela não é uma doença única: “Há diversos tipos de meningite. Ela pode ser bacteriana, viral, tuberculosa e fúngica”.
Apesar de ser causada por microrganismos diferentes, alguns sintomas de meningite são bem generalizados, facilitando a suspeita do médico no momento da consulta. “Os principais sintomas de meningite são dor de cabeça, febre, tontura, vômitos, prostração, dificuldade de encostar o queixo no peito, podendo chegar a ter convulsões”, explica a profissional.
“É essencial procurar a emergência quando não conseguir baixar a febre com o antitérmico, quando a dor de cabeça ficar muito forte e não tiver melhora com analgésico ou em caso de convulsões, prostração intensa e desmaios”, reforça a pediatra.
Vacina para meningite é a principal prevenção
A meningite viral e a meningite fúngica costumam ser menos agressivas do que a bacteriana e a tuberculosa. Ainda assim, todos os tipos de meningite são extremamente perigosos e podem levar ao óbito, principalmente crianças. Ah, vale destacar que a doença é contagiosa! Por isso, é muito importante trabalhar na prevenção desse problema. A melhor maneira, sem dúvida, é cumprir o calendário de vacinação infantil de forma adequada – sim, a meningite tem vacina!
A imunização está disponível para alguns tipos de meningite bacteriana e também para a tuberculosa. De acordo com o Ministério da Saúde, existem sete vacinas disponíveis gratuitamente no SUS para a prevenção da meningite, que podem começar a ser aplicadas a partir do segundo mês de vida, exigindo, em alguns casos, doses extras ao longo dos anos.
Caso a doença já tenha se instalado e os sintomas de meningite já tenham surgido, é possível tratar o quadro com ajuda médica: “A doença é tratada com antibióticos, antivirais, antifúngicos, corticoides e analgésicos. Tudo vai depender da causa do problema”, explica a Dra. Fabiane. Em sua grande maioria, as formas graves da meningite são tratadas em ambiente hospitalar, necessitando de internação e repouso. Já a viral pode ser acompanhada dentro de casa com tratamento dos sintomas.
Referências:
Dados do Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/m/meningite/situacao-epidemiologica
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/outubro/ministerio-da-saude-reforca-a-importancia-da-vacinacao-contra-meningite
Dados da Secretaria de Saúde do Ceará: https://www.saude.ce.gov.brhttps://conteudodoc.cuidadospelavida.com.br/wp-content/uploads/sites/9/2018/06/boletim_meningites_30_05_2018.pdf