search
    Título

    Quais são os principais sintomas da ansiedade manifestados no dia a dia?

    Ansiedade

    Por

    A ansiedade é uma característica natural do ser humano, um sinal de alerta que antecede momentos de perigo reais ou percebidos. Dessa maneira, o indivíduo consegue lidar com uma ameaça iminente. A sensação, no geral, é desagradável e o nervosismo causado pela ansiedade também gera sintomas físicos.

     

    Quais são os sintomas da ansiedade?

     


    “Dentre os sintomas da ansiedade, podemos citar dor de cabeça, perspiração, palpitações, aperto no peito, dor ou leve desconforto estomacal, inquietação (indicada por uma incapacidade de ficar sentado ou em pé por muito tempo), hesitação e urgência em urinar. É importante ressaltar que a gama dos sintomas ansiosos tende a variar entre as pessoas”, explica a psiquiatra Ana Cláudia Ducati.

    Segundo a médica, em quadros de ansiedade patológica, os sintomas se modificam um pouco. “Nesses casos, ansiedade e preocupação são contínuas e excessivas, acompanhadas por sintomas corporais, como inquietação, ‘nervos à flor da pele’, fatigabilidade, dificuldade de concentração, ‘branco’ na mente, tensão muscular, irritabilidade e dificuldade para dormir”, afirma Ana Cláudia.

     

    Causas e tratamento da ansiedade patológica

     


    A causa da ansiedade patológica não é conhecida, embora acredite-se que seja uma junção de fatores biológicos e psicossociais. Como um certo grau de ansiedade é normal e adaptativo, é difícil diferenciar a ansiedade normal da patológica. Difícil, mas não impossível. “A ansiedade patológica é exagerada, a ponto de interferir em aspectos da vida pessoal e profissional, e está presente na maioria dos dias por pelo menos seis meses”.

    O tratamento de quadros de ansiedade patológica costuma ser feito por meio da combinação do uso de medicamentos, fitoterápicos em casos leves ou moderados e psicoterapia. “Todavia, a adoção de práticas de vida saudáveis, como atividade física regular, também é apontada como eficaz para melhora dos sintomas da ansiedade”, completa a psiquiatra.

     

    Dra. Ana Claudia Ducati Dabronzo é psiquiatra geral e da infância e adolescência, formada pela Universidade de São Paulo (USP). CRM: 150.562
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes