search
    Título

    Como saber que a ansiedade está atrapalhando sua vida profissional?

    Uncategorized

    Por

    A ansiedade é uma sensação natural que pode ser definida como um estado de aflição, nervosismo e incertezas. Ela é responsável por deixar o corpo em alerta e preparado para enfrentar qualquer perigo. Entretanto, estilos de vida nada saudáveis e problemas no dia a dia, como em relacionamentos, nos estudos e nos trabalhos, podem aumentar os níveis de ansiedade, o que é perigoso para todo o organismo.

    Ansiedade em excesso atrapalha o trabalho

     

    Essa situação pode se tornar grave e se transformar em uma bola de neve, caso a ansiedade dificulte a realização de atividades no dia a dia e prejudique o desempenho no trabalho. “A ansiedade está atrapalhando nossa vida profissional quando não conseguimos prestar atenção ao que fazemos, quando deixamos de concluir nossas tarefas porque as preocupações nos tiram o foco”, afirma a psiquiatra Elaine Henna.
    No ambiente de trabalho, diversos fatores podem provocar ansiedade em excesso. Prazos curtos para cumprimento de tarefas, cobranças para atingir metas, competitividade entre os colegas e vontade e necessidade de atingir cargos com melhores remunerações são apenas alguns e podem se juntar ao estresse e a outros problemas pessoais.

    Conheça os sintomas da ansiedade exagerada

     

    Uma pessoa ansiosa permanece o todo tempo apreensiva, antecipando desfechos negativos e até catastróficos, imaginando os piores resultados. O corpo fica tenso e agitado e é possível sentir palpitações, tontura, tremores, falta de ar e sensação de dor no peito. Com esse conjunto de sintomas, não será fácil continuar trabalhando como se nada estivesse acontecendo.
    Felizmente, é possível contornar o problema com a adoção de hábito simples: “Medidas como restrição de cafeína, prática de atividades físicas, ioga e meditação costumam resolver boa parte das ansiedades”, recomenda a médica. O tratamento para a ansiedade excessiva também pode envolver psicoterapia e o consumo de medicamentos receitados por um profissional.
    Dra. Elaine Aparecida Dacol Henna é psiquiatra formada pela Universidade de Mogi das Cruzes e atua em Sorocaba (SP). CRM-SP: 66403

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes