AchèAchè
search
Título

O que é o transtorno de ansiedade? Psicólogo tira suas dúvidas!

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Todo mundo já ficou nervoso ou ansioso pelo menos uma vez na vida. Seja antes de falar em público, de uma entrevista, de um evento importante. Aquele frio na barriga e suor excessivo podem aparecer como uma reação normal do seu organismo diante de uma ameaça. Mas como diferenciar esses momentos pontuais de uma real crise de ansiedade, que pode se tornar frequente e inclusive começar a atrapalhar sua própria vida? Consultamos um psiquiatra para tirar todas as dúvidas sobre a doença.

Transtorno de ansiedade generalizada é o tipo mais comum

O transtorno de ansiedade se caracteriza pela preocupação desproporcional de pessoas que antecipam problemas que não acontecem, têm pensamentos obsessivos, medos e dificuldades. “Essas pessoas podem ter tendência a taquicardias, dores de estômago, diarreias, insônias e dores no corpo como alguns dos sintomas do transtorno”, define o psiquiatra Gustavo Cahú.

O transtorno de ansiedade generalizada é o tipo mais comum, existindo também as fobias (ter muito medo de algo específico) e o pânico, que é o transtorno de ansiedade com crises específicas. “A ansiedade é natural no ser humano, pois está ligada ao reflexo de proteção de fugado medo, mas o transtorno de ansiedade está ligado a medos subjetivos”, explica Gustavo. Algumas pessoas podem ter mais tendência a desencadear o transtorno de ansiedade e um dos fatores principais é a genética.

Cafeína e drogas podem estimular uma crise de ansiedade

Uma vez que a pessoa demonstra ter o transtorno, alguns fatores podem estimular uma crise, como cafeína, álcool, drogas estimulantes e drogas psicoativas, como a maconha. “As pessoas buscam o uso dessas drogas porque sentem uma melhora logo após, mas elas dão efeito rebote, ou seja, depois os sintomas vão acabar voltando”, diz o psiquiatra. Esses sintomas de uma crise de ansiedade podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são pensamentos e medos, suor excessivo, coração acelerado ou aperto no peito, dores de barriga, estômago e dificuldade de respiração. Depois da crise pode ser comum tensões musculares e cansaço.

O transtorno de ansiedade pode aparecer combinado com outras doenças como depressão ou síndrome do pânico, mas também pode exacerbar problemas de pele, doenças reumáticas, autoimunes, herpes e lúpus, por exemplo. “Ainda não é possível falar na cura, pois é algo humano. Com a terapia, o paciente aprende a lidar com isso e controlar melhor o que pode estar causando essas crises”, completa Gustavo. Mas em casos frequentes é preciso usar a medicação, que nem sempre são antidepressivos. Para crises pontuais é indicado o ansiolítico, mas nunca com tratamento a longo prazo.

Gustavo Cahú é psiquiatra. CRM-RJ: 5273633-3

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais medidas devemos tomar para evitar um segundo infarto?

O infarto do miocárdio é uma das complicações causadas pelo descontrole da pressão arterial. O problema ocorre devido a um bloqueio demorado do fluxo sanguíneo, impedindo a chegada de oxigênio no músculo cardíaco. Isso resulta na deterioração ou até na morte do músculo. O bloqueio da artéria pode ser uma consequência do desprendimento de placas […]

Artigos
Aposentada controla osteoartrite há mais de 10 anos com medicação

As varizes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), são um problema decorrente de alterações no funcionamento da circulação sanguínea pelo corpo. Por esse motivo, é comum que as veias se tornem inchadas e tortuosas, podendo causar dores, queimação e sensação de peso nas pernas. Confira algumas medidas para […]

Artigos
Quais são as principais causas da pele ressecada?

A pressão arterial é a pressão que o sangue exerce enquanto passa pelos vasos sanguíneos. Em pessoas saudáveis, os valores costumam permanecer entre 120×80 e 139x89mmHg, enquanto em pessoas hipertensas ficam iguais ou acima de 140x90mmHg. No entanto, o resultado da aferição da pressão arterial não é fixo e pode mudar ao longo do dia. […]

Converse com um dos nossos atendentes