AchèAchè
    search
    Título

    Quais são os principais riscos associados ao abandono do tratamento do diabetes?

    Uncategorized

    Por

    O diabetes é uma doença crônica que precisa de monitoramento e de cuidados ao longo de toda a vida. Ao fazer o diagnóstico, seu médico indicou uma série de hábitos saudáveis que devem ser adotados no seu dia a dia, assim como o uso de medicações para controlar o diabetes. Abandonar o tratamento, total ou parcialmente, pode colocar em risco sua saúde.

     

    Largar o tratamento do diabetes pode causar problemas cardíacos

     

    “O abandono do tratamento costuma levar ao descontrole metabólico, variando desde sintomas como aumento da sede e da vontade de urinar até complicações que podem colocar a vida em risco, como a cetoacidose diabética, principalmente no diabetes tipo 1, ou o coma hiperosmolar, no diabetes tipo 2“, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli.

    Deixar o tratamento de lado é um risco grave, já que as possíveis consequências da falta de insulina, das medicações e do controle do peso não afetam apenas um ou dois órgãos, mas atrapalham todo o organismo. “A falta do tratamento adequado aumenta o risco de complicações crônicas da doença, como alterações visuais, pé diabético e doenças cardiovasculares”, alerta a profissional.

     

    Evitar o álcool é um dos desafios do tratamento do diabetes

     

    Segundo a especialista, você e outros pacientes podem enfrentar alguns desafios para manter as taxas glicêmicas controladas: “Entre eles, podemos citar os cuidados com alimentação e atividade física, evitar o tabagismo, controlar o consumo de bebidas alcoólicas, usar diversos medicamentos e ainda manter o tratamento de possíveis doenças associadas, cada uma exigindo cuidados especiais”.

    A dificuldade para executar todas essas tarefas pode frustrá-lo e levá-lo a pensar em abandonar o tratamento. No entanto, o diabetes costuma ter uma evolução progressiva, o que faz com que muitos pacientes precisem aumentar a carga de medicamentos ao longo da vida, o que só mostra como é importante que você faça o tratamento corretamente.

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes