A preocupação com uma dieta saudável e equilibrada deve ser uma constante na vida de qualquer pessoa. Uma prudência maior com a alimentação permite apreciar o dia a dia de uma maneira mais rica e proveitosa, além de ajudar a garantir alguns anos de vida a mais. Para os pacientes com diabetes, a falta de percepção sobre a relação entre a doença e a alimentação coloca a saúde em risco.
Dê preferência a alimentos com pouca gordura
Além de tomar cuidado com açúcares e carboidratos, os diabéticos devem moderar também o consumo de gorduras, como explica a nutricionista Giovana Morbi: “Acumular mais gordura corporal é particularmente ruim para um paciente diabético, já que isso prejudica a ação da insulina e de medicamentos, criando certa resistência.”
O consumo em excesso de gorduras, associado a uma dieta com alimentos açucarados e ricos em carboidratos, pode provocar um grave problema. Depois de consumi-los, o corpo precisará reduzir os níveis de açúcar no sangue. Para isso, “ele precisará de ainda mais insulina, um hormônio que favorece o acúmulo de gordura”, afirma a nutricionista. O paciente, então, entra em um círculo vicioso, o que comprova a importância dos cuidados com a alimentação.
A gordura e as complicações do diabetes
É preciso redobrar a atenção por causa de complicações da doença que estão ligadas ao consumo excessivo de alimentos gordurosos. Os pacientes diabéticos têm entre duas e quatro vezes mais chances de sofrer infartos e acidentes vasculares cerebrais. O acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos provoca sua obstrução, atrapalhando a passagem de sangue e a irrigação a órgãos importantes, como o cérebro e o coração.
No entanto, os cuidados com a alimentação são apenas uma vertente do tratamento contra o diabetes. É preciso abandonar o cigarro e o álcool e praticar atividades físicas regularmente. Os índices glicêmicos devem ser monitorados com frequência e, em certos casos, é necessária a aplicação de insulina e o consumo de medicamentos.

Pacientes com diabetes devem ter cuidado extra com alimentos gordurosos?
19 de outubro de 2023
Tags
Compartilhamento
Posts relacionados
Quais são os primeiros sintomas do diabetes?
A baixa quantidade de insulina produzida ou a dificuldade de ação deste hormônio provoca uma doença muito conhecida em todo o mundo: o diabetes. A doença interfere nas atividades celulares e dos órgãos, porque a insulina é o hormônio responsável por quebrar as moléculas de glicose adquiridas por meio da alimentação e transformá-las em energia. A […]
O diabético deve monitorar seus níveis glicêmicos de quanto em quanto tempo?
É fundamental que o diabético esteja monitorando sempre seus níveis glicêmicos, seja com exames orientados por profissionais ou por conta própria. O automonitoramento é feito, normalmente, três vezes ao dia, variando entre antes e depois das principais refeições, mas a frequência exata é definida pelo médico que acompanha o tratamento. Automonitoramento da glicemia ainda é […]
Trocar a medicação usada para controlar o diabetes sem autorização médica pode prejudicar seu tratamento!
Existem diversas medicações para serem utilizadas no tratamento do diabetes e a escolha delas vai depender das particularidades de cada paciente. Antes da medicação ser escolhida, o especialista analisa as características do indivíduo e, a partir delas, define o remédio ideal para você. Portanto, mudar essa medicação sem aconselhamento profissional pode prejudicar o tratamento. […]