search
    Título

    Pacientes com diabetes devem ter cuidado extra com alimentos gordurosos?

    Uncategorized

    Por

    A preocupação com uma dieta saudável e equilibrada deve ser uma constante na vida de qualquer pessoa. Uma prudência maior com a alimentação permite apreciar o dia a dia de uma maneira mais rica e proveitosa, além de ajudar a garantir alguns anos de vida a mais. Para os pacientes com diabetes, a falta de percepção sobre a relação entre a doença e a alimentação coloca a saúde em risco.
    Dê preferência a alimentos com pouca gordura
    Além de tomar cuidado com açúcares e carboidratos, os diabéticos devem moderar também o consumo de gorduras, como explica a nutricionista Giovana Morbi: “Acumular mais gordura corporal é particularmente ruim para um paciente diabético, já que isso prejudica a ação da insulina e de medicamentos, criando certa resistência.”
    O consumo em excesso de gorduras, associado a uma dieta com alimentos açucarados e ricos em carboidratos, pode provocar um grave problema. Depois de consumi-los, o corpo precisará reduzir os níveis de açúcar no sangue. Para isso, “ele precisará de ainda mais insulina, um hormônio que favorece o acúmulo de gordura”, afirma a nutricionista. O paciente, então, entra em um círculo vicioso, o que comprova a importância dos cuidados com a alimentação.
    A gordura e as complicações do diabetes
    É preciso redobrar a atenção por causa de complicações da doença que estão ligadas ao consumo excessivo de alimentos gordurosos. Os pacientes diabéticos têm entre duas e quatro vezes mais chances de sofrer infartos e acidentes vasculares cerebrais. O acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos provoca sua obstrução, atrapalhando a passagem de sangue e a irrigação a órgãos importantes, como o cérebro e o coração.
    No entanto, os cuidados com a alimentação são apenas uma vertente do tratamento contra o diabetes. É preciso abandonar o cigarro e o álcool e praticar atividades físicas regularmente. Os índices glicêmicos devem ser monitorados com frequência e, em certos casos, é necessária a aplicação de insulina e o consumo de medicamentos.

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes