AchèAchè
search
Título

Quais são os benefícios do diagnóstico precoce da osteoporose?

Doenças dos Ossos

19 de outubro de 2023

Como a osteoporose é uma doença que se desenvolve aos poucos, sem manifestar sintomas, há o risco de o quadro chegar em um estágio avançado sem que o paciente perceba. Por isso, é essencial realizar o quanto antes o exame de densitometria óssea, que analisa o nível de massa óssea do paciente e revelando se há uma perda significativa (o que poderia ser um indício de osteoporose) ou não.  

Diagnóstico precoce ajuda na prevenção e tratamento da osteoporose


A perda de massa óssea é algo que acontece naturalmente, conforme o ser humano envelhece. Ao se aproximar da terceira idade, as chances de desenvolver osteoporose aumentam bastante e é nesse momento que o exame deve ser feito.
O diagnóstico neste momento permite que as medidas preventivas ou o tratamento sejam adotados com boas chances de controle da doença.
“A precocidade do diagnóstico da osteoporose evita que a doença se estabeleça plenamente. Com as possibilidades terapêuticas disponíveis, bem como o tratamento não medicamentoso, é possível a reversão do quadro neste momento”, afirma o geriatra José Eduardo Martinelli, que complementa: “O diagnóstico é feito através de densitometria óssea”.

Pacientes idosos devem evitar ao máximo a ocorrência de fraturas


A perda de massa óssea torna os ossos mais frágeis e vulneráveis, o que significa que uma queda simples
pode resultar em uma fratura. Tendo em vista que os pacientes em questão são idosos e com ossos debilitados, a recuperação das fraturas se torna mais difícil. Inclusive, a ocorrência de fraturas em pessoas com osteoporose pode ser fatal, o que mostra a importância de evitar essa complicação.
“A osteoporose é uma doença assintomática até que ocorra a primeira fratura. Por isso, é necessário que se faça a densitometria óssea, principalmente no climatério (para as mulheres) e quando o paciente, seja homem ou mulher, atinge os 75 anos de idade, pois neste momento a tendência é que desenvolva a osteoporose senil”, explica Dr. Martinelli.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como a osteoartrite nas mãos prejudica a rotina do paciente?

A osteoartrite é uma doença que atinge as articulações do corpo, provocando um desgaste das cartilagens que as revestem e causando deformações nos ossos nos casos mais graves. Essas alterações ósseas são chamadas de osteófitos e são muito frequentes em casos de osteoartrite nas mãos. Trata-se de um problema que pode provocar um quadro de […]

Artigos
Quem tem osteoartrite deve evitar subir muitos lances de escada?

A cartilagem que reveste as superfícies das articulações tem como função evitar que haja atrito entre os ossos. No entanto, o desgaste das cartilagens provocado pela osteoartrite, uma doença degenerativa, leva a um quadro em que há uma progressiva diminuição do amortecimento do impacto produzido pelo movimento do corpo. Será que fazer esforço ao subir muitos […]

Artigos
Que desafios um idoso com osteoporose pode enfrentar durante o período de isolamento social?

As mudanças físicas e mentais impostas pela idade trazem uma série de dificuldades para os idosos e isso não é segredo para ninguém. No entanto, o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus pode aumentar ainda mais os desafios do dia a dia, especialmente para um idoso com osteoporose. Confira! Deixar de fazer exercícios […]

Converse com um dos nossos atendentes