Cuidar da pele envolve a preocupação tanto com a estética quanto com a saúde. Alguns fatores, como o vento, a luz solar, o frio, o calor e a idade podem prejudicar a vitalidade da pele, contribuindo para seu envelhecimento. Para combater a ação desses fatores, proteger e tratar a pele, é possível encontrar muitos produtos voltados para atenuar os sinais da idade e, na composição destes, o ácido hialurônico é um dos ativos que se destaca.
Ácido hialurônico é importante para manter a pele hidratada e com menos rugas
“O ácido hialurônico é um importante componente do colágeno da pele que confere a ela volume, sustentação e elasticidade”, afirma a dermatologista Marcela Benez. Outros benefícios importantes da substância para a pele são sua capacidade de mantê-la bem hidratada e de diminuir as linhas de expressão.
O ativo é encontrado naturalmente na pele, mas com o passar dos anos, o corpo reduz sua produção. “Com o envelhecimento, diminui-se gradativamente a concentração do ácido hialurônico nos tecidos, o que deixa a pele com menos elasticidade, mais flácida, menos hidratada e com mais rugas“, explica a profissional.
Ácido hialurônico ajuda a disfarçar os sinais do envelhecimento da pele
A melhor maneira de prevenir ou tratar esses problemas é procurar um especialista para avaliar quais as necessidades da sua pele. O ácido hialurônico é indicado tanto para os mais jovens, que ainda sofrem menos com os sinais da idade, quanto para pessoas mais velhas, em que o envelhecimento já é mais notável.
“O ácido hialurônico pode ser injetado na pele através de preenchedores com esse composto ou através de cremes com essa substância”, diz a médica. Cremes que associam o ácido hialurônico ao silício orgânico, inclusive, ampliam a eficácia desse ativo. Os cremes podem ser aplicados de dia ou à noite e em todos os tipos de pele, mas cada paciente deve usá-los de acordo com as recomendações médicas.
Foto: Shutterstock