Pele jovem: veja quatro dicas para se prevenir contra a flacidez


  • +A
  • -A

Flacidez da pele do rosto é um termo não muito científico utilizado para dizer que a pele está mais magra, mole, envelhecida e com perda do contorno na região das pálpebras, das bochechas e no queixo. Segundo a dermatologista Gisele Viana, a flacidez pode ser causada por fatores genéticos, como distúrbios que tornam o colágeno, fibra elástica responsável por dar elasticidade à pele, mais frouxo.

No entanto, há outros fatores que tornam a pele flácida, como ter uma má alimentação e fumar cigarro, que podem ser evitados com atitudes no dia a dia. A especialista traz algumas dicas valiosas para você se prevenir, mantendo a pele jovem por mais tempo, e ainda esclarece quais são as principais formas de tratamento para quem não se cuidou de maneira adequada.

Chapéu e protetor solar diminuem o risco de ter pele flácida

 

Tomar cuidado com a exposição excessiva à luz solar é uma das medidas mais importantes, já que os raios solares podem envelhecer a pele. “O sol leva à degradação prematura do colágeno da derme e das paredes dos pequenos vasos da pele, causando um aspecto de envelhecido prematuramente”, alerta Gisele. Ela diz ainda que é comum ver pessoas relativamente jovens com regiões expostas ao sol mais envelhecidas e flácidas, como face, braços e pescoço.

A melhor maneira de evitar esses efeitos da exposição solar excessiva é recorrer à fotoproteção física e química. “Existem diversos tipos de fotoprotetores e seu dermatologista poderá indicar o mais adequado para o seu tipo de pele. É preciso combinar medidas de fotoproteção químicas, como filtros solares, e físicas, como roupas, chapéus e bonés, estar atento ao tempo de exposição e reaplicar o protetor a cada três horas”, aconselha a especialista.

Ácido hialurônico deixa a pele firme por mais tempo


Um importante agente na prevenção da flacidez é o ácido hialurônico, uma substância que combate o envelhecimento da pele. Alguns dermocosméticos no mercado tem o ácido vetorizado pelo silício orgânico, o que potencializa a sua hidratação, atingindo até as camadas mais profundas da pele.

Cremes que atuam na síntese da elastina e vitamina C são importantes para evitar a flacidez da pele


A alimentação também influencia na flacidez da pele. “O colágeno é uma proteína que, para ser fabricada, precisa de uma ingestão adequada de proteínas e vitaminas, como
é o caso da vitamina C, encontrada em frutas cítricas, como laranja, abacaxi e limão”, destaca a profissional. Portanto, investir em uma boa alimentação, com grande variedade de nutrientes, é fundamental para manter a saúde da pele. Além disso, existem cremes capazes de restaurar a firmeza da pele, que atuam na síntese da elastina, como o extrato de endro.

Laser e peeling mantêm pele com aparência jovem


Por outro lado, quem já começa a ver os primeiros sinais da pele flácida pode se consultar com um dermatologista para retardar esse processo. “Existem diversos
procedimentos que podem contribuir para um rejuvenescimento da pele, atenuando rugas e melhorando o aspecto envelhecido. Entre os tratamentos, podemos citar os lasers e peelings, que agem na camada superficial da pele e estimulam a produção de colágeno”, cita Gisele.

Dra. Gisele Viana de Oliveira é dermatologista, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-MG: 28807

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Pele jovem: veja quatro dicas para se prevenir contra a flacidez"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.