Qual é o papel do ácido hialurônico na busca por uma pele jovem?


  • +A
  • -A

Olheiras, rugas e flacidez são apenas alguns dos sinais que mostram o envelhecimento da pele. Essas mudanças fazem muita gente correr até os consultórios dermatológicos atrás de respostas sobre como manter a pele jovem por mais tempo. Uma das soluções indicadas pelos médicos é o uso do ácido hialurônico, um aliado encontrado na própria pele.

Ácido hialurônico reduz sinais do envelhecimento da pele


O ácido hialurônico é um composto glicosaminoglicano que pode ser encontrado numa parte dos tecidos do corpo que recebe o nome de matriz extracelular. “Ele tem capacidade de retenção de água, ajudando a garantir a umidade e dureza conformacional que limita sua flexibilidade”, afirma a dermatologista Juliana Fonte.

O ativo desempenha um papel importante na estruturação da derme e é essencial para mantê-la com uma aparência jovem. Quando presente em boas quantidades, “o ácido hialurônico garante a flexibilidade e firmeza e mantém vivas as fibras de colágeno que dão sustentação, hidratação e também elasticidade à pele”, explica a profissional.

Ácido hialurônico ajuda a suavizar olheiras e rugas e pode ser encontrado em cremes


Com o passar dos anos, o corpo diminui a produção de ácido hialurônico e começam a surgir os primeiros sinais da idade, como as
rugas e as linhas de expressão. Para prevenir e reduzir essas imperfeições, a substância pode ser injetada por um especialista em certas áreas da pele, como olheiras, lábios e o bigode chinês.

Quem prefere uma alternativa mais simples pode recorrer ao ácido hialurônico encontrado em cremes, séruns e cápsulas, que ajuda ainda na hidratação e na regeneração da pele, de acordo com Juliana. A alimentação também é importante na busca por uma pele jovem: o ativo está presente em carnes, nos legumes, principalmente na batata, e em frutas, como o kiwi e o morango.

Dra. Juliana Fonte é dermatologista formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-RS: 32136

Foto: Shutterstock

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é o papel do ácido hialurônico na busca por uma pele jovem?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.