search
    Título

    Quais são cuidados com a alimentação que podem ajudar a ter uma pele mais jovem?

    Uncategorized

    Por

    Você já deve ter ouvido aquele velho ditado: “você é o que você come”. Pelo menos em relação à pele, esta frase está correta. Uma pele jovem e bonita não é resultado apenas do uso dos mais diferentes tipos de cosméticos e produtos dermatológicos. É também consequência de cuidados no dia a dia, incluindo a exposição protegida ao sol e a alimentação balanceada, que exercem forte influência na saúde da pele.

     

    Alimentação rica em proteínas ajuda a preservar a pele

     


    As substâncias encontradas no corpo e adquiridas pela alimentação são as grandes responsáveis por nutrir e proteger a pele. “Uma dieta balanceada, rica em frutas, legumes, fibras, proteínas e derivados magros resulta diretamente numa pele saudável, hidratada e com viço”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli.

    A especialista defende que manter uma dieta rica em verduras e frutas é fundamental para ter uma pele saudável, já que estes alimentos são fonte de vitaminas e antioxidantes que ajudam a proteger o órgão. A médica também diz que a ingestão de proteínas magras é a base para a produção de colágeno, substância que mantém a firmeza e a resistência da pele.

     

    Segundo estudos, evitar açúcar é importante para manter a pele jovem

     


    Entre os alimentos indicados para manter a pele jovem estão a castanha-do-pará, rica em selênio, que combate os radicais livres; as frutas vermelhas, ricas em ácido elágico e antocianina, que evitam rugas; e o ômega 3, anti-inflamatório potente, capaz de reduzir o envelhecimento. É importante citar também as frutas cítricas, que são fontes de vitamina C, um poderoso antioxidante e auxiliar na síntese de colágeno.

    Por outro lado, de acordo com estudos apontados por Kaliandra, alimentos ricos em açúcar podem acelerar o envelhecimento cutâneo. “Os açúcares promovem um processo chamado de glicação, no qual o açúcar se liga a proteínas da pele, como o colágeno e a elastina, tornando-as instáveis, conferindo flacidez e perda de tônus da pele”, conclui.

     

    Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista graduada pela UNIRIO, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 80153-4 – Site oficial

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes