AchèAchè
    search
    Título

    Quais órteses podem ajudar no tratamento da osteoartrite?

    Doenças dos Ossos

    Por

    Uma das medidas que os médicos costumam indicar para o tratamento da osteoartrite é o uso de órteses, dispositivos que ajudam as pessoas a melhorar sua locomoção. Elas têm uma série de objetivos: restringir a movimentação de uma parte do corpo, alinhá-la, auxiliá-la no desempenho de suas funções ou ainda simular seu funcionamento. 

    Órteses ajudam a diminuir dor de pacientes com osteoartrite


    Segundo a reumatologista Maria Ester Simeira Fonseca, as órteses podem favorecer os pacientes com osteoartrite, mas seu uso é limitado para algumas articulações. Uma das regiões beneficiadas é o joelho. “
    Para os joelhos, as órteses tíbio-femorais diminuem as cargas de compressão transmitidas para articulação”, informa a médica. 

    Já para as mãos, o uso da órtese que protege e imobiliza a base do dedo polegar é bastante recomendada e faz parte do tratamento. A osteoartrite, quando atinge essa área do corpo, recebe o nome de rizartrose. Existem também as órteses que ajudam a estabilizar tanto a base do polegar quanto o punho.

    Pacientes com osteoartrite podem usar bengalas


    “O
    uso de bengala pode ser indicado para paciente com osteoartrite de joelhos e quadris, de moderada à grave, que possui comprometimento da mobilidade e do equilíbrio, histórico de quedas e dor intensa”, complementa a especialista. Vale lembrar que a bengala deve ser utilizada do lado não afetado ou menos afetado pela doença, com altura regulada corretamente para evitar problemas relacionados ao uso inadequado.

    É importante destacar que o uso de órteses não tem a capacidade de reverter ou interromper o desgaste das articulações que caracteriza a osteoartrite. Na verdade, essas ferramentas contribuem para diminuir a dor e o risco de lesões, além de frear o avanço de deformidades nos ossos. Seu uso deve ser combinado à prática de exercícios físicos indicados pelo médico e medicações adequadas para cada caso. 


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes