AchèAchè
    search
    Título

    Quais medidas podem aliviar os sintomas de uma crise aguda de enxaqueca?

    Cabeça e Pescoço

    Por

    A enxaqueca é um problema relativamente comum: segundo o Ministério da Saúde, 90% das pessoas terão pelo menos uma crise aguda de enxaqueca em algum momento da vida. Se, por um lado, sua dor é tão incômoda que chega a atrapalhar a rotina, por outro, existem tratamentos e algumas medidas simples que podem aliviar esse e outros sintomas da crise. 

    Relaxar é importante durante uma crise aguda de enxaqueca


    “A crise aguda de enxaqueca tem tratamento, que pode ser feito com diversas medicações:
    analgésicos comuns, anti-inflamatórios, corticosteroides e medicações antieméticas”, afirma a neurologista Jerusa Smid, que complementa dizendo que alguns casos específicos podem se beneficiar também das técnicas de neuroestimulação. 

    Além disso, existem algumas medidas simples que podem ser adotadas para amenizar os sintomas. “No tratamento da crise de enxaqueca, deitar num quarto escuro e silencioso, diminuir os estímulos sensitivos, relaxar, realizar pressão na cabeça e colocar algum estímulo gelado são medidas que podem auxiliar”, recomenda a médica. 

    Alimentação pode ajudar o tratamento da enxaqueca


    Ter certos cuidados com a alimentação também é importante para combater a crise aguda de enxaqueca. O paciente com dor deve evitar fazer refeições pesadas e evitar certos tipos de produtos, como aqueles muito gordurosos e temperados.
    Bebidas alcoólicas, chocolates, chás, batatas fritas e outras frituras são alguns exemplos. Por outro lado, reforce o consumo de água. 

    De acordo com Dra. Jerusa, é difícil precisar o tempo de resposta do organismo ao tratamento medicamentoso e às outras medidas. “É bastante variável. Depende da forma de administração do remédio, da intensidade da crise e do tempo de instalação da dor”, explica a neurologista. O ideal é iniciar o tratamento enquanto os sintomas ainda estão leves. 


    Dados do Ministério da Saúde:
    http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/32936-mitos-e-verdades-sobre-as-crises-de-enxaqueca

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes