AchèAchè
    search
    Título

    Café e álcool podem ser gatilhos para uma crise de enxaqueca?

    Uncategorized

    Por

    Uma crise de enxaqueca pode ser iniciada pela influência de diversos fatores, o que inclui a alimentação. A ingestão excessiva de comidas e bebidas estimulantes pode provocar esse tipo de reação. Café em grandes quantidades, chocolate, refrigerante e álcool são exemplos de destaque nesse sentido. Portanto, quem costuma ficar com enxaqueca com facilidade deve ter atenção a esses itens. 

    Principais alimentos que causam crise de enxaqueca


    “Tanto as bebidas alcoólicas quanto o café provocam dilatação dos vasos sanguíneos, o que acaba aumentando as chances de enxaqueca”, afirma o neurologista e médico do sono Shigueo Yonekura. Grande parte dos alimentos que provocam enxaqueca estimula o sistema nervoso central. 

    Produtos industrializados, contendo grande quantidade de substâncias artificiais também são considerados gatilhos para uma crise de enxaqueca. Por outro lado, a falta de alimentação ou a alimentação inadequada também podem levar à dor de cabeça, por conta do baixo índice de glicose no sangue.  

    Por mais que esses alimentos sejam associados à dor de cabeça, seu efeito no organismo de cada um é bastante particular. Mesmo que muitas pessoas sintam o desconforto, outras poderão não sentir nada. Por isso, o ideal é ter atenção constante ao comer para saber exatamente o que ativa dor de cabeça em você e evitar. “Identificar os gatilhos e evitar hábitos que possam levar à enxaqueca ajuda bastante”, afirma o médico.

    Alimentos que previnem enxaqueca


    Em contrapartida, existem alimentos que funcionam de maneira oposta, ou seja, que são aliados na
    prevenção e controle da dor de cabeça. Peixes (sardinha e atum, principalmente), castanhas, amêndoas, leite, banana, chia e linhaça são bons exemplos. O diferencial desses alimentos é o fato de possuírem propriedades calmantes, anti-inflamatórias e antioxidantes. 

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes