É bastante comum que as pessoas sintam dor de cabeça quando usam o celular, especialmente se tiverem passado muito tempo com o aparelho nas mãos. Diferentemente do que muitos podem pensar, o principal motivo para a manifestação dessas dores é a posição da cabeça, que tende a ficar mais inclinada no momento em que se observa a tela.
Entendendo a dor de cabeça que surge com o uso excessivo do celular
“As dores de cabeça que surgem por uso excessivo do celular estão ligadas a tensões na nuca e no pescoço, as quais podem ser causadas pelo tempo que a pessoa fica inclinada em uma posição indevida para visualizar a tela do celular. Esse problema pode se agravar e levar a uma à nevralgia occipital”, informa o neurologista Shigueo Yonekura.
Conforme explica o médico, a nevralgia occipital é uma condição neurológica em que os nervos occipitais (que vão do topo da medula espinhal até o couro cabeludo) ficam lesionados ou inflamados. “Essas dores podem se estender na região dos olhos e prejudicar o dia a dia, o trabalho e o sono”.
Métodos para tratar a dor de cabeça por uso prolongado de celular
O especialista recomenda como primeira medida para combater esse tipo de dor de cabeça, diminuir o uso do celular. Ele indica ainda outras duas medidas: adotar posturas diferentes quando estiver usando o celular e “manter o aparelho mais próximo da linha do horizonte”, para que não seja necessário inclinar muito a cabeça para enxergar a tela.
Segundo o neurologista, o tratamento completo inclui correção de postura, massagem, fisioterapia e remédios anti-inflamatórios. Em algumas situações, é preciso recorrer a relaxantes musculares e antidepressivos. “Como a neuralgia occipital pode ser confundida com dor de cabeça comum, é importante procurar ajuda de um médico para investigar o caso”.
Foto: Shutterstock