search
Título

Quais doenças graves podem ser relacionadas ao excesso de radicais livres?

Cuidados e Bem-estar
Suplementos

14 de novembro de 2023

Os radicais livres são átomos e moléculas encontrados naturalmente no corpo humano e que são capazes de reagir com outros elementos. Em quantidades adequadas, não fazem mal à saúde, mas em excesso, podem ser a causa ou a consequência de diversas doenças. “Algumas doenças graves podem ser câncer, aterosclerose e doenças inflamatórias”, afirma a nutricionista Carla Cotta. Fibrose cística e lúpus são outros exemplos.

Vitamina E protege o corpo dos radicais livres


“O excesso de radicais livres deve ser corrigido e, por isso,
antioxidantes naturais e sintéticos têm sido recomendados para o alívio dos sinais e sintomas destas doenças e para bloquear sua evolução”, informa a especialista. Entre os antioxidantes mais indicados está a vitamina E.
A vitamina E é um nutriente importante para a saúde humana e que, ao mesmo tempo, protege a membrana das células e anula o perigo que os radicais livres representam ao corpo, atuando como um antioxidante. A substância pode ser encontrada na carne de fígado, em oleaginosas, em folhas verde-escuras e na gema do ovo.

Suplementação de vitamina E deve ser feita com indicação profissional


Em alguns casos, a suplementação de vitamina E
 pode ser indicada por um médico ou nutricionista, o que deve ser feito de forma consciente. “O uso indiscriminado e abusivo deve ser criteriosamente analisado antes do consumo. É imperativo determinar o momento exato, a dose, a via de administração e qual o antioxidante ideal para cada doença”, avalia Carla.
Como tudo no corpo humano deve ser equilibrado, o consumo exagerado de vitamina E pode causar complicações, já que o nutriente se deposita no tecido adiposo e pode desregular várias vias metabólicas. Outra medida importante no combate aos radicais livres e que deve ser tomada junto à suplementação é adotar hábitos saudáveis, evitando cigarros, bebidas alcoólicas, má alimentação e sedentarismo.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Os radicais livres são sempre prejudiciais ao organismo?

Os radicais livres são substâncias produzidas naturalmente pelas células durante a queima do oxigênio utilizado para transformar os nutrientes absorvidos em energia, e esse processo não é problemático. No entanto, quando há excesso de radicais livres, o organismo começa a ser prejudicado. “Fatores externos ao organismo, como álcool, tabagismo e excesso de exercício, por exemplo, […]

Artigos
Quais doenças podem causar baixa absorção de vitamina E?

Assim como é o caso de diversos outros nutrientes, a absorção da vitamina E pode ser prejudicada por algumas doenças que se manifestam no organismo. É essencial, portanto, estar atento à ocorrência desses quadros para buscar tratá-los o quanto antes e, assim, evitar todas as suas complicações, incluindo os riscos associados à deficiência dessa vitamina. […]

Artigos
Baixa vitamina D pode ter relação com a depressão?

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a vitamina D atua no metabolismo ósseo, sendo fundamental para o desenvolvimento saudável do esqueleto e para a prevenção do raquitismo e da osteoporose. Mas, você sabia que este nutriente também está associado a outras áreas do corpo? A depressão é um exemplo. Saiba mais sobre […]

Converse com um dos nossos atendentes