search
Título

Professora carioca controla pressão alta e vive com mais tranquilidade

Hipertensão

Por Dr. Francisco Flávio Costa Filho

19 de outubro de 2023

Diversas situações do cotidiano podem alterar momentaneamente a pressão arterial, como situações de muito estresse. No entanto, quem sofre com a hipertensão precisa ter muito cuidado, já que a doença é crônica e, se não for controlada, pode trazer diversos riscos para o organismo. Maria da C. B., de 61 anos, sofria com variações consideráveis da pressão. A moradora do Rio de Janeiro foi internada diversas vezes e, em duas delas, os valores da pressão chegaram a 210 mmHg x 11 mmHg, considerados altíssimos.

 

Picos de pressão alta causam tontura e dor de cabeça

 

O problema de saúde atrapalhava a rotina de Maria e dificultava até mesmo seu trabalho. “A hipertensão me impedia de fazer atividades físicas, como subir escadas, carregar bolsa de supermercado e fazer qualquer esforço físico. Não conseguia mais exercer minha função com tranquilidade, porque trabalho em escola e qualquer estresse aumentava minha pressão”, diz.

Dores na nuca e tontura causados pelos picos de pressão faziam parte do dia a dia da professora. Nem mesmo os tratamentos que havia tentado conseguiam manter sua pressão arterial sob controle. No entanto, há cerca de seis anos, a carioca conseguiu melhorar sua vida com o tratamento adequado para o seu caso, indicado por seu médico de confiança, de quem sempre recebe atenção para tirar dúvidas.

 

Pressão arterial controlada reduz risco de complicações da hipertensão

 

“Depois do início do tratamento, minha vida mudou. Não fico mais apreensiva, não tenho mais medo de AVC, infarto ou alguma consequência inesperada, pois me sinto muito bem e sei que minha pressão está controlada”, afirma Maria. Hoje, a professora diz que não precisa trocar de medicamento a cada consulta, evitando novos efeitos colaterais desconhecidos, e ainda consegue aproveitar viagens longas sem preocupações.

Além de seguir à risca a medicação indicada por um especialista, é importante manter um estilo de vida mais saudável. “Estudos mostram que pessoas hipertensas que praticam atividades físicas regularmente têm mais chance de ter a pressão controlada quando estão em uso concomitante de medicamentos”, explica o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho. Maria sabe disso e se mantém ativa praticando vários tipos de atividades físicas e trabalhando com mais tranquilidade.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
doença arterial crônica
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais mudanças físicas que o corpo enfrenta quando alcança a meia idade?

O processo natural de envelhecimento começa já no nascimento, mas, evidentemente, seus efeitos são mais pronunciados na vida adulta, depois do corpo passar pela fase de desenvolvimento na infância e juventude, assim como uma relativa estabilidade no começo da vida adulta. Ao atingir a meia idade, por volta dos 40/50 anos, é normal que os indivíduos […]

Artigos
Crise hipertensiva: o que fazer durante um episódio da doença?

As crises hipertensivas atingem pessoas que já possuem o diagnóstico de hipertensão ou aquelas que têm, mas não sabem e, portanto, não fazem uso de qualquer medicamento para controlar a pressão. As crises são classificadas em dois tipos: Urgência hipertensiva, que se caracteriza pela elevação pressórica sem dano agudo de órgãos-alvo, ou seja, sem risco […]

Artigos
Hipertensão: quais alimentos podem ser considerados cardio-protetores?

Alimentos considerados cardio-protetores são aqueles que ajudam o organismo a evitar problemas cardiovasculares, como a hipertensão. Portanto, podem contribuir para reduzir a pressão arterial, diminuir o colesterol ruim (LDL), aumentar o bom (HDL), controlar o peso, reduzir triglicérides, dentre outros.     Alimentos que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares   “Azeite de oliva e a […]

Converse com um dos nossos atendentes