AchèAchè
search
Título

Por que uma lesão muscular provoca inflamação?

Dores no corpo
Sintomas

19 de outubro de 2023

Lesões musculares podem ser ocasionadas por movimentos que exigem esforço em variados níveis, ou seja, tanto esportistas quanto amadores que praticam exercícios físicos cotidianamente podem sofrer com isso. O problema resulta no rompimento dos vasos sanguíneos locais, o que gera um processo inflamatório.

Sintomas da lesão muscular


“No momento em que há a lesão da fibra muscular ocorre rompimento da parede dos vasos sanguíneos. Estes vasos sangram e liberam mediadores inflamatórios que produzem aumento do calor local, inchaço e hematomas. A inflamação é um mecanismo necessário para a reparação muscular, mas quando ocorre em demasia pode comprometer a recuperação”, explica o ortopedista João Manoel Fonseca Filho.

Além do calor e inchaço locais e dos hematomas, outros sintomas das lesões musculares são dor durante a realização algum movimento e incômodo ao alongar o músculo afetado. “Nos casos mais graves, o sangramento pode ser tão volumoso que o hematoma é notado na forma de manchas roxas na pele”.

Como é o tratamento da lesão muscular?


O tratamento de uma lesão muscular consiste em realizar compressas de gelo nas primeiras 48 horas com a finalidade de conter o sangramento e evitar grandes hematomas. “Após as primeiras 48 horas da lesão, pode ser feito o uso de compressas mornas. Isso facilita o relaxamento muscular e a absorção do hematoma”.

Os especialistas podem recomendar também o repouso, para evitar o agravamento da lesão muscular; uso de anti-inflamatórios e fisioterapia ortopédica. “É indicado ainda a utilização de bandagens, tensores ou ataduras para controlar o edema e propiciar conforto ao paciente”.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como pacientes que precisam ficar em repouso podem evitar o sedentarismo e as complicações das varizes?

Por mais que a prática de atividade física seja fundamental no tratamento das varizes, nem sempre é possível cumprir com essa exigência médica. Por exemplo, quando um paciente diagnosticado com varizes enfrenta alguma outra doença, lesão ou infecção que necessite de repouso absoluto, exercitar o corpo se torna uma tarefa difícil, abrindo caminho para o […]

Artigos
Qual a diferença entre adenomiose e endometriose ?

Por mais que adenomiose e endometriose sejam doenças com o mesmo elemento principal (tecido endometrial/endométrio), tratam-se de quadros diferentes, com diagnósticos e tratamentos distintos. Porém, como existem sintomas em comum entre ambos, há quem pense, em um primeiro momento, que os termos se referem ao mesmo problema.  Diferenças entre adenomiose e endometriose “Histologicamente, a adenomiose […]

Artigos
Voltando para a academia: Existe alguma forma de evitar a dor muscular associada ao retorno aos treinos?

Voltar à academia é um processo que demanda paciência, pois o corpo está despreparado devido ao tempo longe dos treinos. Logo, não dá para seguir com a mesma intensidade de antes, já que isso poderá acarretar em dores físicas fortes e até mesmo complicações mais graves. Para evitar essas dores, recomenda-se começar com pesos mais […]

Converse com um dos nossos atendentes