Lesões musculares podem ser ocasionadas por movimentos que exigem esforço em variados níveis, ou seja, tanto esportistas quanto amadores que praticam exercícios físicos cotidianamente podem sofrer com isso. O problema resulta no rompimento dos vasos sanguíneos locais, o que gera um processo inflamatório.
Sintomas da lesão muscular
“No momento em que há a lesão da fibra muscular ocorre rompimento da parede dos vasos sanguíneos. Estes vasos sangram e liberam mediadores inflamatórios que produzem aumento do calor local, inchaço e hematomas. A inflamação é um mecanismo necessário para a reparação muscular, mas quando ocorre em demasia pode comprometer a recuperação”, explica o ortopedista João Manoel Fonseca Filho.
Além do calor e inchaço locais e dos hematomas, outros sintomas das lesões musculares são dor durante a realização algum movimento e incômodo ao alongar o músculo afetado. “Nos casos mais graves, o sangramento pode ser tão volumoso que o hematoma é notado na forma de manchas roxas na pele”.
Como é o tratamento da lesão muscular?
O tratamento de uma lesão muscular consiste em realizar compressas de gelo nas primeiras 48 horas com a finalidade de conter o sangramento e evitar grandes hematomas. “Após as primeiras 48 horas da lesão, pode ser feito o uso de compressas mornas. Isso facilita o relaxamento muscular e a absorção do hematoma”.
Os especialistas podem recomendar também o repouso, para evitar o agravamento da lesão muscular; uso de anti-inflamatórios e fisioterapia ortopédica. “É indicado ainda a utilização de bandagens, tensores ou ataduras para controlar o edema e propiciar conforto ao paciente”.
Foto: Shutterstock