AchèAchè
search
Título

Por que um infarto pode deixar o músculo cardíaco com sequelas?

Coração
Meu Corpo

Por Dr. Rubens Mattar Júnior

19 de outubro de 2023

O infarto pode deixar sequelas, especialmente se o atendimento for feito de forma inadequada e com atraso. A qualidade e a velocidade do atendimento são fatores cruciais para o futuro do paciente que sobrevive ao evento. Sem sequelas, o paciente tem muito mais facilidade para cuidar de sua saúde cardiovascular, fortalecendo-a e prevenindo possíveis novos episódios do tipo. Afinal, por que um infarto pode deixar sequelas no coração?

Quais as sequelas deixadas por um infarto?

“O infarto do miocárdio instala-se a partir da ruptura da placa aterosclerótica intracoronariana, promovendo trombose com formação de coágulos. Estes obstruem parcialmente ou totalmente a circulação do sangue para o músculo cardíaco, promovendo, assim, sua morte. Dependendo da extensão dos danos, poderá haver maior ou menor prejuízo ou sequela à função do coração”, informa o cardiologista Rubens Mattar Júnior.
Segundo o especialista, pode ocorrer, por exemplo, desenvolvimento de choque cardiogênico, insuficiência cardíaca congestiva e aumento de potencial para ocorrência de arritmias cardíacas. “Quanto mais precoce o tratamento, melhores e menores as chances de prejuízo para a função do coração ou de sequelas”.

Quais são os tipos de tratamento do infarto?

O tratamento do infarto deve buscar a recanalização da artéria obstruída o mais rápido possível e os melhores resultados estão nas primeiras seis horas do atendimento. Para isso, são indicados dois tipos de tratamento: a reperfusão mecânica e a química. A reperfusão mecânica está ligada à colocação de peças metálicas (stents) no interior dos vasos coronarianos. “Este é o método principal na indicação atual do tratamento do infarto agudo: a angioplastia primária”, afirma Mattar Jr.
Quando a angioplastia está dificultada no atendimento do infarto agudo, busca-se a desobstrução do vaso pela reperfusão química, que é a indicação de medicamentos com poder anticoagulante capazes de agir no trombo e promover a dissolução do coágulo. “Chamamos isto de trombólise química e as drogas usadas de trombolíticos. Quando esses dois procedimentos são precocemente indicados, as chances de perda de função miocárdica e demais sequelas são menores”, completa o cardiologista.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
cardiovascular
coração
infarto
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O que são coágulos sanguíneos? Por que eles são perigosos?

Os coágulos sanguíneos são estruturas que se formam naturalmente no corpo como uma forma de bloquear feridas. Eles fazem parte do sistema de cicatrização do organismo, para impedir a perda de sangue quando surgem traumas e ferimentos com sangramento. No entanto, a formação dos coágulos nem sempre é positiva. Há casos que são perigosos e […]

Artigos
O que é demência vascular? Saiba mais sobre o quadro que tem relação com a hipertensão

A demência vascular é caracterizada por alterações de comportamento e pela perda da memória. É uma condição causada por problemas na circulação do sangue, mais especificamente, bloqueio do fluxo sanguíneo para o cérebro – chamado de micro-oclusões – ou devido às sequelas causadas por um AVC (acidente vascular cerebral). Entenda qual é a sua relação com […]

Artigos
Por que as chances de ter hipertensão aumentam com o passar dos anos?

A hipertensão é uma doença que atinge aproximadamente 25% dos brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. No entanto, essa porcentagem aumenta consideravelmente quando apenas os idosos são considerados: 60% dos homens e mulheres com mais de 60 anos têm pressão alta. Essa maior incidência na terceira idade não é à toa. Enrijecimento dos vasos sanguíneos facilita […]

Converse com um dos nossos atendentes