O nariz entupido é um sintoma que pode surgir em decorrência de uma série de infecções respiratórias, como gripe, resfriado e rinite, mas também pode ser causado por mudanças na temperatura do ambiente. É algo incômodo e pode provocar falta de ar. Quem está com o nariz entupido tem ainda outro problema: uma maior tendência de roncar ao dormir à noite.
Roncar com o nariz entupido pode piorar a apneia do sono
“Durante a noite, existe um relaxamento da musculatura do pescoço, o que aumenta o ronco. Além disso, a congestão nasal age como um dos fatores de obstrução da via aérea à noite, facilitando o roncar”, afirma o otorrinolaringologista Fernando Maia. O nariz entupido acaba reduzindo o espaço de passagem do ar, provocando o ruído característico.
A associação do ronco com o nariz entupido pode gerar consequências negativas para a saúde. “A principal pode ser piorar a síndrome da apneia do sono, que pode aumentar as chances de arritmias e acidente vascular encefálico”, alerta o profissional. A apneia do sono é uma doença que fecha a passagem de ar repetitivamente, causando pequenas paradas respiratórias durante o sono.
Veja como tratar o ronco e o nariz entupido
Existem algumas medidas que podem ajudar a diminuir o ronco. “Evitar bebidas alcoólicas antes de dormir e não tomar medicações para dormir sem prescrição médica” são recomendações feitas pelo Dr. Fernando. É importante também não dormir de barriga para cima e não consumir café, chocolate, alimentos gordurosos e refrigerantes à base de cola no jantar.
Já para tratar o nariz entupido, é necessário fazer a higiene nasal adequadamente, lavando o nariz repetidamente com soro fisiológico, até que todo o muco saia. No entanto, alguns casos de ronco podem ser resultado do desvio do septo nasal. Na dúvida, não deixe de agendar uma consulta com um especialista para verificar a causa do problema e tratá-lo adequadamente.
Foto: Shutterstock