Existem alguns fatores que exercem forte influência no emagrecimento de quem está muito acima do peso. Um deles é o acúmulo de líquidos no organismo, que aumenta quando há consumo de sal e de sódio, substâncias presentes em alimentos industrializados.
Outro fator importante é o metabolismo basal, ou seja, a energia de que o corpo precisa apenas cumprir seu trabalho de sobrevivência. Quanto maior a massa corporal de alguém, maior será a quantidade de calorias necessárias para manter as atividades fundamentais.
O corpo reage no início de uma dieta
Na hora de iniciar uma dieta ou uma série de exercícios físicos para emagrecer, o corpo percebe a mudança de atitude como uma espécie de ataque e resolve contra-atacar reduzindo o peso. “O organismo tem de lançar mão de gorduras, carboidratos e proteínas para ‘se proteger’ e, dessa maneira, tudo que está em excesso acaba indo embora”, explica a nutricionista Daniella Chein. O resultado dessa luta é que aqueles que têm mais perdem mais.
Mas, de nada adianta emagrecer se o processo de perda de peso causar prejuízos a órgãos e à saúde do organismo como um todo. A adoção de algumas medidas são fundamentais para quem deseja emagrecer com rapidez sem descuidar dos cuidados com o corpo. “Devemos seguir uma alimentação balanceada, praticar qualquer atividade física que nos dê prazer, seguir hábitos saudáveis, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas”, recomenda a profissional.
Evitar dietas malucas é importante para emagrecer com saúde
Por outro lado, ficar muitas horas sem se alimentar ou seguir dietas que contemplem apenas um alimento são atitudes que devem ser evitadas a todo custo. Segundo Daniella, não existe milagre. Para emagrecer, é preciso aliar uma dieta saudável prescrita por um profissional da área à prática de atividades físicas.
O sobrepeso e a obesidade são problemas de saúde e devem ser combatidos por causa dos riscos que trazem. Hipertensão, diabetes, infarto, doenças coronárias e disfunções hormonais da tireoide são apenas alguns deles. “A obesidade não é um estilo de vida. Deve ser trabalhada de forma contundente para que não se agrave e prejudique mais a saúde do indivíduo”, finaliza a especialista.