search
Título

Quais fatores determinam a velocidade do metabolismo de uma pessoa?

Cuidados e Bem-estar
Emagrecimento

Por

Algumas pessoas possuem o metabolismo mais lento, outras, pelo contrário, podem conviver com o processo acelerado. Por que existe essa variação? Quais são os fatores que levam a essas diferenças para cada indivíduo? É isso que vamos saber com a ajuda da nutricionista Renata Fetter.

Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo


De forma geral, o metabolismo das pessoas pode sofrer variações de acordo com a composição corporal (massa magra), realização de atividades físicas, genética, alimentação e até mesmo a idade. Quanto à composição corporal, o indivíduo que possui mais massa muscular terá o corpo fazendo uso de mais energia para se manter funcionando, da mesma maneira que se dedicar com regularidade aos exercícios também colabora. Os fatores genéticos também podem interferir, já que alguns possuem poliformismos que são responsáveis por algumas dificuldades, como, por exemplo, emagrecer.

Na alimentação, é possível acelerar o metabolismo com os chamados alimentos termogênicos, como pimenta, gengibre, café, canela, cacau e chá verde. E, conforme ficamos mais velhos, há uma desaceleração, ou seja, o metabolismo fica mais “lento”, pois a funcionalidade das nossas células reduz. “O metabolismo não está ligado somente à capacidade de engordar ou emagrecer, mas sim, relacionado a todo o funcionamento celular e reações bioquímicas do nosso corpo. Esse processo se inicia por volta dos 30 anos, mas de forma gradativa”, ressalta Renata Ferrer.

Driblando a desaceleração do metabolismo para emagrecer


A queda do metabolismo acontecerá naturalmente com o passar dos anos e isso, sem dúvida, vai dificultar o emagrecimento. Mas longe de ser um problema. Segundo a nutricionista, é possível modular a situação muito bem para conquistar resultados satisfatórios. E o melhor caminho para isso é, obviamente, buscar uma vida saudável. “Estudos demonstram isso de forma bem enfática. Pessoas com hábitos inadequados têm dificuldade para emagrecer não apenas pela queda do metabolismo, mas também devido a uma dieta pobre em nutrientes, como excesso de alimentos industrializados, sedentarismo, estresse, fumo e álcool”, explica Fetter.

Identificar os erros na alimentação, avaliando as deficiências nutricionais do organismo com a ajuda de um profissional, fazer atividades físicas para promover o gasto energético , dormir bem e beber bastante água para ajudar a atividade celular do nosso corpo são hábitos que implicam diretamente na busca pelo emagrecimento.

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes