O processo de emagrecimento é uma combinação de exercícios regulares com alimentação adequada. Não necessariamente comer pouco, mas comer os alimentos corretos e usá-los a seu favor. Os alimentos termogênicos, por exemplo, podem ajudar a intensificar a sua alimentação e, consequentemente, a queima de gordura. Esse alimentos são aqueles que, quando consumidos, auxiliam o corpo em produzir mais calor, mobilizando os depósitos de gordura. Esse processo gera mais disposição na hora do exercício físico e gasta mais calorias. “Eles também apresentam um maior nível de dificuldade em serem digeridos pelo organismo, consumindo maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão”, explica a nutricionista Bianca Genoese.
Os alimentos termogênicos podem ser consumidos puros ou em receitas
Alguns exemplos de alimentos termogênicos são o chá verde, gengibre, canela, pimentas-vermelhas, ômega 3, chá mate e hibisco. O ideal é que sejam consumidos diariamente, variando o tipo de alimento. Mas todos eles também possuem contraindicação, então é sempre indicado consultar um nutricionista para elaborar um plano alimentar personalizado e definir as quantidades. “Os termogênicos podem aparecer na forma de chás, adicionados a receitas de bolo, sucos, frutas, etc”, indica Bianca.
Mas se engana quem pensa que apenas consumindo esses alimentos conseguirão emagrecer. A mudança do estilo de vida, associado a uma mudança no padrão alimentar e práticas regulares do exercício, é fundamental para uma melhor qualidade e manutenção do peso. “Quando fazemos exercícios físicos o corpo aquece ajudando a queimar mais calorias. Assim, mesmo quando utilizado longe da hora do exercício, seu organismo vai queimar mais calorias do que naturalmente queimaria”, acrescenta a nutricionista.
Mesmo sendo alimentos naturais, é preciso tomar cuidado
Tenha muito cuidado com os suplementos termogênicos que muitas empresas colocam à venda. É necessário ter atenção redobrada. Uma dose muito alta pode causar vômitos, náuseas, dor de cabeça e aceleração nos batimentos cardíacos. Além do mais, quando você parar de consumir o termogênico, se não investir em dieta e exercício, provavelmente os quilos indesejados voltarão. “Não devem ser usados por idosos, crianças e pessoas com saúde debilitada, principalmente problemas renais e cardíacos. Termogênicos como a cafeína provocam o aceleramento dos batimentos cardíacos e suor”, alerta Bianca Genoese.
Os alimentos termogênicos também ajudam em outras áreas da saúde, como poder antioxidante, redução na formação de cálculos biliares, ação anti-inflamatória, diuréticos, diminuição do colesterol ruim, combate às doenças do coração, entre outros.