É comum nos depararmos com algumas pessoas que comem de tudo e em grandes quantidades, mas não engordam. Já vimos aqui no Cuidados Pela Vida que isso se dá devido ao metabolismo acelerado de certos organismos. Logo, aqueles que possuem metabolismo mais lento encontram dificuldade para perder aqueles quilinhos a mais. Mas será as consequências podem ser pior ainda? Um metabolismo em “marcha lenta” pode fazer uma pessoa ter tendência a engordar? Vamos saber isso agora!
Sim, além de dificuldades para emagrecer, a pessoa com metabolismo lento pode vir a engordar. “Isso acontece porque fatores como idade, problemas hormonais, musculares e até mesmo psicológicos afetam o metabolismo tornando-o lento e o grande vilão do ganho de peso e, quase sempre, da dificuldade em perdê-lo”, afirma a nutricionista Amanda Koenigkam.
Além dos fatores citados, é possível citar também o gênero (homens tendem ter mais massa magra facilitando a queima de caloria rapidamente), massa muscular, hormônios (alterados ou com problemas de tireoide), genética, sedentarismo e hábitos alimentares. Todos esses são considerados os maiores inimigos da pessoa com metabolismo lento.
Emagrecendo com metabolismo lento
Ter um metabolismo lento não é o fim do mundo, longe disso. Não há uma fórmula específica para driblar a condição, porém a adoção de algumas medidas e comportamentos, recomendados por um nutricionista, podem facilitar o aumento da velocidade em que as calorias ingeridas são transformadas em energia e gastas.
“As recomendações podem ir desde uma alimentação balanceada com o uso equilibrado dos chamados alimentos termogênicos e fibras, como a ingestão dos alimentos em horários regulares, a ingestão de muito líquido entre água, sucos e chás naturais como também a prática de atividades físicas que estimulem a substituição da gordura por massa magra (músculo) que exigem do corpo um gasto calórico maior para a execução de atividades diárias. As consequências serão a aceleração do metabolismo e perda de peso”, afirma Amanda.