AchèAchè
search
Título

Pessoas com metabolismo mais lento também têm tendência a engordar?

Nutrição

Por Dra. Amanda Koenigkam

19 de outubro de 2023

É comum nos depararmos com algumas pessoas que comem de tudo e em grandes quantidades, mas não engordam. Já vimos aqui no Cuidados Pela Vida que isso se dá devido ao metabolismo acelerado de certos organismos. Logo, aqueles que possuem  metabolismo mais lento encontram dificuldade para perder aqueles quilinhos a mais. Mas será as consequências podem ser pior ainda? Um metabolismo em “marcha lenta” pode fazer uma pessoa ter tendência a engordar? Vamos saber isso agora!
Sim, além de dificuldades para emagrecer, a pessoa com metabolismo lento pode vir a engordar. “Isso acontece porque fatores como idade, problemas hormonais, musculares e até mesmo psicológicos afetam o metabolismo tornando-o lento e o grande vilão do ganho de peso e, quase sempre, da dificuldade em perdê-lo”, afirma a nutricionista Amanda Koenigkam.
Além dos fatores citados, é possível citar também o gênero (homens tendem ter mais massa magra facilitando a queima de caloria rapidamente), massa muscular, hormônios (alterados ou com problemas de tireoide), genética, sedentarismo e hábitos alimentares. Todos esses são considerados os maiores inimigos da pessoa com metabolismo lento.
Emagrecendo com metabolismo lento
Ter um metabolismo lento não é o fim do mundo, longe disso. Não há uma fórmula específica para driblar a condição, porém a adoção de algumas medidas e comportamentos, recomendados por um nutricionista, podem facilitar o aumento da velocidade em que as calorias ingeridas são transformadas em energia e gastas.
“As recomendações podem ir desde uma alimentação balanceada com o uso equilibrado dos chamados alimentos termogênicos e fibras, como a ingestão dos alimentos em horários regulares, a ingestão de muito líquido entre água, sucos e chás naturais como também a prática de atividades físicas que estimulem a substituição da gordura por massa magra (músculo) que exigem do corpo um gasto calórico maior para a execução de atividades diárias. As consequências serão a aceleração do metabolismo e perda de peso”, afirma Amanda.

Newsletter
Tags
metabolismo
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
No clima dos Jogos: espante o inverno com atividades internas!

As estações mais frias parecem distanciar as pessoas das suas rotinas de atividade física. O corpo sente mais dificuldade para despertar e daí surge aquela típica preguiça. No inverno, é normal o metabolismo ficar um pouco mais lento e o corpo mais contraído para se proteger do frio. Porém, de acordo com a a fisioterapeuta […]

Artigos
Qual é a relação da vitamina D com a obesidade?

Diversos estudos apontam que existe uma relação entre a vitamina D e a obesidade, mais especificamente entre a deficiência dessa vitamina e o sobrepeso. Segundo uma apresentação no Congresso Europeu de Obesidade, realizado na República Tcheca, em 2015, pessoas obesas e com deficiência de vitamina D que passaram a tratar o problema com suplementação da […]

Artigos
Rosa silvestre: saiba tudo sobre esse poderoso antioxidante natural

O tratamento para diversas doenças passa pela ação de remédios, mas alguns componentes naturais têm ação comprovada no combate a diversas enfermidades e condições. A rosa silvestre é um exemplo disso. A planta, originária do Oriente e também conhecida como rose hips, rosa mosqueta ou canina, chama atenção por sua alta concentração de vitamina C, […]

Converse com um dos nossos atendentes