AchèAchè
search
Título

Por que é importante procurar um médico em qualquer caso de suspeita de dengue?

Dengue e Febre amarela
Sintomas

Por Dr. Bruno Scarpellini

19 de outubro de 2023

A dengue se manifesta por tipos e intensidades diferentes, então, ao contraí-la, você pode lidar tanto com a sua forma mais branda quanto com a mais perigosa. Um dos problemas da doença é que a fase leve pode evoluir para a mais complicada, caso não seja tratada o quanto antes. Por isso, uma simples suspeita já deve ser o suficiente para que o paciente procure um médico.  
Todo paciente com suspeita de dengue, precisa ser avaliado por um médico via exame físico. Neste exame, será possível determinar a gravidade do caso do paciente (isto é, se este apresenta sinais de alarme ou choque). Por meio dessa avaliação, ele terá uma classificação de risco de A a D, baseada em seus sinais e sintomas, considerando A o menor risco e D o maior risco”, indica o infectologista Bruno Scarpellini.

 

Diagnóstico precoce evita evolução da dengue

 


Segundo o especialista, essa classificação de risco impacta os passos seguintes do tratamento, como o tipo de acompanhamento (ex: ambulatorial ou hospitalar), exames complementares a serem realizados, conduta terapêutica e periodicidade de reavaliação. Vale reforçar que o ideal é buscar sempre o diagnóstico precoce para ser classificado ainda em A e ter mais facilidade no tratamento.

Quem já teve dengue anteriormente deve ter ainda mais atenção para a ocorrência de um novo episódio, pois nesta situação há risco aumentado para formas mais graves da doença, como a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue. Nesses dois casos, ocorre perda significativa de sangue, o que pode ser fatal.

 

Tratamento e prevenção da dengue

 


Após o diagnóstico, o tratamento deve ser logo iniciado, mas o ideal mesmo é evitar ao máximo a doença por meio de prevenção (uso de repelentes, evitar acúmulo de água parada, colocar areia em vasos de plantas e tela nas janelas, etc).
Quando os sintomas já se fizeram presentes, devem ser tratados com hidratação intensiva e antitérmicos (caso haja febre), principalmente, mas sempre com acompanhamento médico.

 

Dr. Bruno Scarpellini é infectologista e epidemiologista, pesquisador e epidemiologista do Laboratório de Retrovirologia da Escola Paulista de Medicina/Unifesp. CRM-RJ: 5271607-3.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
dengue
Diagnóstico
dores no corpo
prevenção
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Não deixe a dengue te pegar: fique atento à sua atitude!

Você já deve ter ouvido que a dengue é uma doença febril aguda, de origem viral, transmitida pelo Aedes aegypti, principal mosquito vetor. Ela pode se manifestar desde uma evolução benigna na forma clássica até uma evolução grave, quando se apresenta na maneira hemorrágica ou com complicações. Sabe-se que o Aedes aegypti é originário do Egito e vem […]

Artigos
Da picada do mosquito aos sintomas: quanto tempo demora?

A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, provoca uma grande variedade de sintomas. Febre alta, acima dos 39 graus Celsius e de início súbito, dores no corpo, dores articulares, dor de cabeça e atrás dos olhos, além de náuseas, vômitos, diarreia e fraqueza intensa são os mais comuns. No entanto, estes sintomas demoram alguns dias […]

Artigos
Quais são os primeiros sintomas da dengue?

A dengue se inicia com sintomas bem básicos, como febre e mal estar geral, os quais começam a se manifestar cerca de três dias após a picada do mosquito Aedes Aegypti. Como esses sinais são muito comuns em outras doenças, é importante acompanhar com atenção a evolução do quadro para que não ocorra um diagnóstico […]

Converse com um dos nossos atendentes