Soltar gases é algo absolutamente normal, sendo que, em média, um indivíduo os elimina cerca de 20 vezes por dia, seja pelo ânus ou pela boca, por meio do arroto. O que intriga muita gente em relação a isso é o fato de alguns gases terem o odor forte e outros não aparentarem ter cheiro. Por que será que isso ocorre?
“O que determina o mau cheiro dos gases é a quantidade de derivados do enxofre presente. Alguns alimentos como o ovo e a cebola, por exemplo, sabidamente provocam gases com cheiros piores por conta de serem ricos em enxofre”, explica o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.
Alimentação, problemas intestinais e formação de gases com forte cheiro
Apesar do odor dos gases ser fortemente relacionado ao tipo de alimento ingerido, existem outras situações que provocam a situação. “Quando a flora intestinal está alterada, seja por uso de medicamentos ou por algumas condições clínicas (infecção intestinal, obstrução intestinal, colites), os gases produzidos também apresentam mau cheiro”.
A formação de gases com forte odor de fato pode estar relacionada a problemas intestinais, mas em geral vem da alimentação mesmo. “Uma vez descartada a suspeita de que a dieta seja a responsável pelo mau cheiro dos gases, deve-se investigar algumas doenças que podem alterar o equilíbrio da flora intestinal”.
Gases barulhentos x silenciosos
Segundo o médico, ao passo que os gases com mau cheiro possuem maior quantidade de derivados do enxofre, os gases que fazem barulho possuem maior quantidade de metano, que é inodoro. Por isso existe a brincadeira de que os “pum” barulhento é “inofensivo”. O mau cheiro também se origina de uma má absorção e da fermentação de carboidratos no intestino.
Foto: Shutterstock