Ter certos cuidados com a pele é uma atitude fundamental para mantê-la saudável. Com a pele negra, isso não é diferente. Apesar de suas particularidades, ela precisa de uma rotina de skincare, incluindo uma hidratação constante, sempre orientada por um dermatologista. Para conversar um pouco mais sobre a hidratação da pele negra e como fazê-la, conversamos com a Dra. Cristiane Simões, que deu suas principais dicas sobre o assunto.
Skincare deve incluir produtos específicos para pele negra
Muitas pessoas que apresentam tons de pele negra não entendem quais são as reais carências desse tipo de pele e a importância de manter uma rotina de cuidados. “Em pessoas com pele negra, esta rotina é particularmente importante, pois é um tipo de pele com maior produção de glândulas sudoríparas, com glândulas sebáceas de maior tamanho e, consequentemente, maior produção de oleosidade. Neste caso, o uso de produtos adequados é o que vai fazer o maior diferencial no manejo destes pacientes”, esclarece Dra. Cristiane.
Na hora da skincare, a dermatologista destaca que a higiene facial é um passo fundamental. “A hidratação deve ser precedida de limpeza com produto à base de ativos que possam remover o excesso de gordura produzida pela pele”, enfatiza a médica, que continua: “Em seguida, sugere-se a hidratação com produto livre de óleo e, na sequência, a aplicação de protetor solar”. O ideal é incluir na rotina um bom hidratante para pele oleosa e um protetor solar para pele negra, que pode ser neutro ou com cor.
Acne e manchas na pele negra: como evitar?
Dra. Cristiane aponta outras características desse tipo de pele que também demandam mais atenção: “A alta concentração natural de melanina na pele também pode predispor estes pacientes a manchas, sendo especialmente importante a proteção solar rotineira adequada”. Logo, quem tem esse tipo de pele deve ficar atento à exposição solar sem cuidado para evitar problemas, como o melasma. O acompanhamento com um especialista também se faz necessário para saber como clarear pele negra com manchas, caso elas já existam, e indicar os melhores produtos para a rotina de skincare, de acordo com as demandas específicas de cada um.
O famoso saber popular de que a pele negra envelhece menos é, de certa forma, real: ela tem uma maior concentração natural de colágeno, o que a deixa mais elástica e resistente aos sinais da idade. Porém, isso só se torna possível com cuidado constante, limpeza de pele e proteção. “É necessário prevenção para evitar o surgimento da acne (por ser naturalmente mais oleosa), higienização rotineira da pele com sabonete apropriado e cuidado extra na prevenção de foliculites (esfoliação cuidadosa da pele e cuidados gerais após depilação)”, explica a dermatologista.
Foto: Shutterstock