search
    Título

    As peles negras também podem ser sensíveis?

    Uncategorized

    Por

    Devido à presença de grandes quantidades de melanina e colágeno, a pele negra é mais resistente aos efeitos da radiação solar e do envelhecimento. No entanto, esta vantagem não significa que mulheres e homens não devem adotar alguns cuidados para prevenir outros problemas, já que a pele negra também pode ser sensível.

    Peles negras são mais suscetíveis a manchas


    “As peles negras costumam ser
    mais propensas a manchas e desidratação. Além disso, as peles negras com manchas costumam ser mais resistentes aos tratamentos”, afirma a dermatologista Juliana Fonte. Essa maior propensão ao surgimento de manchas na pele é resultado justamente dos maiores níveis de melanina.
    Já a abundância em colágeno pode promover a formação de queloides durante a cicatrização. O processo deve ser acompanhado por um dermatologista para prevenir o problema. Acnes e inflamações, capazes de irritar e escurecer a pele, também devem ser evitados com o uso de sabonetes e outros produtos específicos indicados por um especialista para o paciente com pele negra.

    Mantenha a pele negra hidratada e sem oleosidade


    A recomendação de Juliana é redobrar a atenção dada à hidratação e à
    proteção contra a luz do sol. “Os cuidados com a pele negra são higienização, hidratação, tonificação e proteção solar. Alguns cuidados extras podem ser somados, como o uso de antioxidantes, que são cremes que previnem o envelhecimento e manchas”, aconselha a profissional.
    A pele negra também está sujeita a uma maior oleosidade e, para evitá-la, é essencial dar preferência a produtos dermatológicos que não contêm óleo, mas antes não se esqueça de fazer a limpeza adequada. Já a esfoliação ajuda a retirar sujeira e células mortas da pele, mas deve ser feita a cada sete ou 15 dias, sem exageros.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes