AchèAchè
    search
    Título

    Por que a hipertensão pode causar zumbido no ouvido?

    Hipertensão
    Sintomas

    Por

    A hipertensão ou pressão alta, como é popularmente conhecida, é um problema que afeta muitos brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 388 pessoas morrem por dia em decorrência da doença. Por isso, é muito importante ficar atento aos sinais e sintomas que podem aparecer. É o caso do zumbido no ouvido. 

    Alterações no fluxo sanguíneo provocam zumbido no ouvido

     

    De acordo com a cardiologista Ana Catarina Periotto, o zumbido no ouvido em casos de hipertensão está relacionado aos bloqueios do fluxo sanguíneo no ouvido interno ou ao aumento da viscosidade do fluido do ouvido devido à pressão alta. 
    É recomendado que a pessoa, ao notar os zumbidos, também se atente para outros sintomas e sinais da hipertensão, como dor de cabeça, dor no peito, náuseas, vômitos, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. Por outro lado, vale lembrar que a pressão alta é considerada um problema silencioso, ou seja, só costuma causar sintomas quando está descontrolada. 
    Ao perceber o zumbido, é importante procurar a ajuda de um médico imediatamente, já que o sintoma também pode indicar outras doenças. “A hipertensão pode causar zumbido nos ouvidos, mas outras doenças também, como diabetes descompensado e doenças do ouvido interno. O zumbido é um sintoma que pode estar ligado à hipertensão, mas não é exclusivo dela”, explica a especialista.

    Como funciona o tratamento da hipertensão?

     

    A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada por meio de medicações e mudanças no estilo de vida. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) afirma que associar o controle dos fatores de risco ao tratamento da hipertensão pode evitar em até 80% o risco de desenvolver outras doenças cardiovasculares. É fundamental não fumar, não consumir bebidas alcoólicas, evitar dietas com grandes quantidades de sal e evitar o sedentarismo, o estresse e a obesidade.
    É imprescindível também que as pessoas hipertensas mantenham um acompanhamento médico contínuo, uma vez que a pressão alta sem controle pode causar muitos danos ao organismo e colocar a vida do paciente em risco. Entre as principais complicações causadas por um quadro de hipertensão sem tratamento estão o infarto, o acidente vascular cerebral (AVC) e a insuficiência renal crônica.

    Dados do Ministério da Saúde:
    https://saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao
    Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC): https://www.portal.cardiol.br/post/tratar-hipertens%C3%A3o-e-controlar-os-fatores-de-risco-evitam-em-80-as-doen%C3%A7as-cardiovasculares

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes