AchèAchè
    search
    Título

    Náusea pode ser sintoma de pressão alta? Descubra!

    Uncategorized

    Por

    A náusea é um sintoma que pode estar presente em uma grande quantidade de situações clínicas, desde alterações no intestino, nos ouvidos e nos rins até a gravidez. Em alguns casos, um pico de pressão alta pode causar um aumento da pressão intracraniana e, consequentemente, provocar náusea e vômitos. Confira!

    Pressão alta pode causar náusea e dor de cabeça


    “Esta situação é descrita como hipertensão intracraniana”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho. “A hipertensão intracraniana, secundária a uma elevação rápida da pressão arterial, pode gerar sintomas, como dor de cabeça,
    turvação visual, sonolência e náusea. Clinicamente, esse quadro é descrito com encefalopatia hipertensiva, que é uma urgência médica”, continua o médico. 

    Segundo o especialista, esse aumento da pressão arterial intracraniana aciona um reflexo do sistema nervoso autônomo, o que provoca consequências no sistema nervoso parassimpático: “Quando o sistema nervoso parassimpático está exacerbado, sintomas como frequência cardíaca baixa, náuseas, vômitos e mal-estar geral são comuns”. 

    Ao se sentir nauseado ou perceber qualquer um dos sintomas citados, é fundamental procurar ajuda de um profissional, preferencialmente em uma unidade de pronto atendimento. “Caso sejam descartadas as emergências hipertensivas, como edema agudo de pulmão, encefalopatia hipertensiva, dissecção de aorta e pré-eclâmpsia, um exercício diagnóstico deve ser iniciado para determinar a origem desses sintomas, se são exclusivamente secundários à pressão elevada, ou se a pressão alta foi secundária a outra doença“, explica Dr. Costa Filho. 

    Maioria dos casos de hipertensão não tem sintomas


    No entanto, é fundamental lembrar que a
    pressão alta não costuma provocar sintomas, sendo, inclusive, chamada de doença silenciosa. “Se fôssemos para a rua medir a pressão aleatória de pessoas no seu dia a dia, a grande maioria das pessoas flagradas com a pressão alta não estará se queixando de nada. Por isso, a importância de passar em consultas e realizar o rastreio para que uma pessoa hipertensa seja diagnosticada precocemente”, recomenda o cardiologista.

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes