AchèAchè
search
Título

Perdi a insulina! Como fazer para controlar o diabetes nesta situação?

Diabetes

Por Dr. Luiz Carlos Pereira Junior

19 de outubro de 2023

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e tem um papel fundamental no processo de transformação da glicose em fonte de energia para o organismo. Essa substância facilita a entrada de glicose nas células e diminui os níveis de açúcar no sangue. O diabetes surge quando existem problemas na produção ou na ação da insulina, aumentando o índice glicêmico.

Beba água até conseguir aplicar a insulina


A aplicação da insulina na corrente sanguínea é feita em todos os pacientes do diabetes tipo 1 e alguns do tipo 2 para impedir a elevação de açúcar no sangue, quadro conhecido como hiperglicemia e que aumenta a sede e a vontade de urinar. Quem precisa do hormônio para controlar o diabetes, mas está momentaneamente impossibilitado de aplicá-lo, deve tomar alguns cuidados.

“É importante ingerir muita água até que você possa aplicar sua insulina. No caso de não ter acesso à insulina, o diabético deve procurar uma unidade básica de saúde para que possa receber a medicação”, alerta o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Junior. Praticar atividades físicas moderadamente e, claro, evitar o consumo de alimentos e bebidas ricos em carboidratos também são atitudes recomendadas.  

Falta de insulina pode levar à cegueira em casos graves


“O paciente que precisa fazer uso da insulina, principalmente do tipo 1, deve seguir uma rotina de aplicações de insulina regularmente. Em caso de falta de aplicações, há risco de complicações agudas muito sérias como a cetoacidose diabética”, afirma o profissional, que diz ainda que esse problema pode levar ao coma diabético. A hiperglicemia crônica também pode causar a retinopatia diabética, que pode provocar a cegueira.  

A situação oposta à hiperglicemia é a hipoglicemia, caracterizada por níveis muito baixos de glicose no sangue. O problema causa tremedeiras, fraqueza, sonolência, desmaios e convulsões. Nestes casos, a aplicação de insulina não é permitida porque pode piorar o quadro, mas o consumo de carboidratos simples, como balas, pães e refrigerantes é capaz de ajudar.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
diabetes tipo 2
Endocrinologista
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Advogado enfrenta o diabetes, mas tem dificuldade em adotar hábitos saudáveis

O diabetes, assim como outras doenças, exige do paciente que o seu comprometimento com o tratamento vá além do uso regular e correto da medicação. Também é necessário que haja engajamento na adoção de hábitos de vida saudáveis para que o resultado do processo seja positivo. Apenas tomar o remédio não é suficiente.    A […]

Artigos
A deficiência de vitamina D pode ter relação com o diabetes tipo 2?

O diabetes tipo 2 é um dos tipos da doença e se caracteriza pela resistência do organismo à insulina, hormônio produzido no pâncreas e que controla os níveis de açúcar no sangue. Ao contrário do tipo 1, o diabetes tipo 2 não é congênito, mas sim adquirido ao longo da vida, fruto de hábitos cultivados […]

Artigos
Diabetes: é possível ter vida normal mesmo diagnosticado com a doença?

O diabetes é uma síndrome metabólica crônica que resulta na alta de glicose no sangue. Para amenizar essa disfunção, é preciso aderir adequadamente ao tratamento, o qual normalmente dura por toda a vida. Se você já foi diagnosticado com a doença, fique tranquilo, não é o fim do mundo. Com disciplina ao tratamento é possível […]

Converse com um dos nossos atendentes