A pele seca possui um nível de hidratação abaixo do ideal e, por isso, se torna mais frágil, vulnerável e sensível a certos estímulos. Coçar a pele ressecada, por exemplo, pode piorar o problema, com complicações que vão além da hidratação insuficiente. Sendo assim, é importante ter alguns cuidados caso você sofra com ressecamento da pele.
Cuidados para evitar complicações decorrentes do ressecamento da pele
“Coçar a pele seca nas áreas irritadas pode piorar o problema pois o atrito causado no processo tende a ferir e favorecer uma infecção bacteriana na pele. Sendo assim, o ideal é evitar o ato de coçar a pele e manter as unhas sempre limpas e aparadas para minimizar a chance de qualquer infecção”, orienta a dermatologista Cinthya Basaglia.
Além disso, a especialista recomenda aos que têm pele seca alguns cuidados importantes durante e após o banho para amenizar possíveis desconfortos. É indicado tomar apenas um banho por dia, que seja rápido e com um sabonete que agrida menos a pele. Sabonetes antibactericidas não devem ser usados pois deixam a pele mais seca.
Hidratação da pele seca
“Os pacientes com pele seca também devem evitar tomar banho com água muito quente, já que a alta temperatura agride mais este tipo de pele. Logo após o banho, é importante fazer a aplicação de hidratante corporal para tentar amenizar o ressecamento e os sintomas associados”, informa a médica.
A melhor forma de potencializar a ação do creme hidratante é aplicá-lo na pele quando ela ainda está úmida, no pós-banho. A maior hidratação é obtida devido ao fato da água ficar aprisionada entre o hidratante e a pele. Além do creme hidratante você também pode utilizar a água dermatológica para hidratar ainda mais a sua pele.
Foto: Shutterstock