AchèAchè
search
Título

Pele bonita e saudável: quais cuidados são fundamentais no verão?

Pele e Beleza
Proteção Solar

Por Dr. Carolina Marçon

19 de outubro de 2023

Cuidar da pele durante os dias de verão pode ser um grande desafio! O rosto produz mais oleosidade por conta do calor, o corpo fica mais ressecado devido à radiação solar e o uso de certos produtos de skincare acaba gerando muitas dúvidas: o hidratante pode ser usado sem medo nessa época? Quais características o protetor solar para o rosto e para o corpo precisa ter? Como devo cuidar da pele após a praia e a piscina?
Aproveitando o Dia do Dermatologista (5 de fevereiro), o Cuidados Pela Vida convidou a dermatologista Carolina Marçon, que revelou os cuidados com o corpo e o rosto que não podem faltar durante a temporada mais quente do ano para manter a pele bonita sem grandes preocupações!

Como a pele costuma ficar durante o verão? Veja os incômodos mais comuns

 

No verão, dois fenômenos principais acontecem com a nossa pele: ela pode ficar oleosa e, ao mesmo tempo, ressecada por conta do calor. A especialista revela porque isso acontece: “A tendência maior de ficar oleosa ocorre por conta das questões climáticas, que envolvem a umidade do ar e o estímulo das glândulas sebáceas, o que tende a piorar a acne”. 
Já o ressecamento é causado pela falta de proteção solar, como a médica explica: “Muita gente não se protege direito, tem queimadura e isso leva a algumas consequências, como a pele ressecada”. A médica ainda ressalta que esse excesso de sol no rosto costuma evoluir com o ressecamento, seguido de um efeito rebote, que é o aumento da oleosidade. 

A importância do reforço do uso do protetor solar no corpo e no rosto

 

A Dra. Carolina ressalta que o uso do protetor solar no verão é fundamental para prevenir a formação de queimaduras, que aumentam o risco de câncer de pele. Para que essa proteção seja ainda mais eficaz, a especialista lista algumas características que o produto de skincare precisa ter: “Procurar por um protetor que seja de amplo espectro, com proteção contra os raios UVA e UVB, FPS mínimo de 30 e um PPD mínimo de 10”. 
Também é necessário ficar atento à textura do filtro e escolher aquela que seja adequada para o seu tipo de pele. Peles oleosas pedem protetores mais fluidos, enquanto peles mais secas podem usar versões em creme. 

Como hidratar a pele no verão?

 

Muita gente acha que não deve fazer o uso de creme hidratante corporal nos dias mais quentes porque vai aumentar a oleosidade da pele, mas isso não passa de um mito! A dermatologista conta que cuidar da hidratação é super importante para evitar o ressecamento da pele causado pelo sol: “A pele ressecada tem mais chances de ter reação alérgica e a penetração de microrganismos que causam infecção. Então, é fundamental manter a região hidratada para preservar a barreira de proteção”.

Beber água também pode beneficiar a nossa pele nos dias quentes

 

A ingestão de água é fundamental para tudo no verão, explica a Dra. Carolina: “Ao longo da estação, temos uma tendência maior de perder mais líquido por conta do calor e do aumento da temperatura. Então, é super importante repor a hidratação por meio da água. Ela tem uma função em todo o nosso organismo, incluindo a pele, melhorando o funcionamento das células e a função de barreira de proteção”. O ideal é beber, pelo menos, 3 litros de água por dia para manter-se hidratado por dentro e por fora.

Cuidados com a pele antes, durante e após um dia de praia e piscina

 

Antes: Verificar se a pele está íntegra. “Caso a região esteja ferida ou com algum tipo de machucado, o ideal é não entrar na água por conta do risco de infecção”, recomenda a médica. Outra medida importante é manter a pele hidratada antes mesmo de ir à praia ou à piscina.
Durante: O uso do protetor solar para o rosto e para o corpo. “Esse é um item fundamental que deve ser aplicado mais ou menos 20 minutos antes de tomar sol em todas as áreas expostas, com o cuidado de replicar o produto a cada hora”, afirma Dra. Carolina. 
Pós: Hidratar muito a pele. “O cloro da piscina e a água salgada do mar ressecam bastante o corpo e o rosto. Por esse motivo, é fundamental manter a integridade da região através da hidratação”, conclui a profissional. Invista em um produto que não tenha perfume, muito menos componentes que possam agredir a pele, e que tenham substâncias com o poder intenso de fazer a reconstituição da barreira cutânea. 

Newsletter
Tags
câncer de pele
manchas
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Dezembro laranja: as manchas merecem atenção para o câncer de pele

Fim de ano é época de se preparar para as festas de Natal e Ano Novo e para o verão, mas também é quando acontece a campanha Dezembro Laranja, cujo objetivo é alertar a população brasileira a respeito dos perigos e da necessidade de se prevenir contra o câncer de pele. Este é o tipo […]

Artigos
Mito ou verdade: Quem tem a pele mais clara precisa usar protetor solar com FPS mais alto?

O fator de proteção solar (FPS) é um índice que mostra quanto tempo a pele fica protegida dos raios solares com o uso do protetor. Com a chegada do verão e dos dias mais quentes, muitas pessoas ficam na dúvida na hora de escolher seu protetor solar entre os diferentes FPS disponíveis nas prateleiras. Muitos acham […]

Artigos
Sol e esportes: como proteger a pele durante uma atividade com amigos?

A prática de esportes ao ar livre com amigos é sempre muito prazerosa e empolgante, o que faz com que muitas pessoas saiam de casa apressadas, sem tomar os devidos cuidados que a pele precisa quando fica exposta ao sol. Para ter um dia de diversão perfeito, é deve-se dar essa atenção à saúde da […]

Converse com um dos nossos atendentes