AchèAchè
    search
    Título

    Pele bonita e saudável: quais cuidados são fundamentais no verão?

    Pele e Beleza
    Proteção Solar

    Por Dr. Carolina Marçon

    3 de fevereiro de 2023

    Cuidar da pele durante os dias de verão pode ser um grande desafio! O rosto produz mais oleosidade por conta do calor, o corpo fica mais ressecado devido à radiação solar e o uso de certos produtos de skincare acaba gerando muitas dúvidas: o hidratante pode ser usado sem medo nessa época? Quais características o protetor solar para o rosto e para o corpo precisa ter? Como devo cuidar da pele após a praia e a piscina?

    Aproveitando o Dia do Dermatologista (5 de fevereiro), o Cuidados Pela Vida convidou a dermatologista Carolina Marçon, que revelou os cuidados com o corpo e o rosto que não podem faltar durante a temporada mais quente do ano para manter a pele bonita sem grandes preocupações!

    Como a pele costuma ficar durante o verão? Veja os incômodos mais comuns

     

    No verão, dois fenômenos principais acontecem com a nossa pele: ela pode ficar oleosa e, ao mesmo tempo, ressecada por conta do calor. A especialista revela porque isso acontece: “A tendência maior de ficar oleosa ocorre por conta das questões climáticas, que envolvem a umidade do ar e o estímulo das glândulas sebáceas, o que tende a piorar a acne”. 

    Já o ressecamento é causado pela falta de proteção solar, como a médica explica: “Muita gente não se protege direito, tem queimadura e isso leva a algumas consequências, como a pele ressecada”. A médica ainda ressalta que esse excesso de sol no rosto costuma evoluir com o ressecamento, seguido de um efeito rebote, que é o aumento da oleosidade. 

    A importância do reforço do uso do protetor solar no corpo e no rosto

     

    A Dra. Carolina ressalta que o uso do protetor solar no verão é fundamental para prevenir a formação de queimaduras, que aumentam o risco de câncer de pele. Para que essa proteção seja ainda mais eficaz, a especialista lista algumas características que o produto de skincare precisa ter: “Procurar por um protetor que seja de amplo espectro, com proteção contra os raios UVA e UVB, FPS mínimo de 30 e um PPD mínimo de 10”. 

    Também é necessário ficar atento à textura do filtro e escolher aquela que seja adequada para o seu tipo de pele. Peles oleosas pedem protetores mais fluidos, enquanto peles mais secas podem usar versões em creme. 

    Como hidratar a pele no verão?

     

    Muita gente acha que não deve fazer o uso de creme hidratante corporal nos dias mais quentes porque vai aumentar a oleosidade da pele, mas isso não passa de um mito! A dermatologista conta que cuidar da hidratação é super importante para evitar o ressecamento da pele causado pelo sol: “A pele ressecada tem mais chances de ter reação alérgica e a penetração de microrganismos que causam infecção. Então, é fundamental manter a região hidratada para preservar a barreira de proteção”.

    Beber água também pode beneficiar a nossa pele nos dias quentes

     

    A ingestão de água é fundamental para tudo no verão, explica a Dra. Carolina: “Ao longo da estação, temos uma tendência maior de perder mais líquido por conta do calor e do aumento da temperatura. Então, é super importante repor a hidratação por meio da água. Ela tem uma função em todo o nosso organismo, incluindo a pele, melhorando o funcionamento das células e a função de barreira de proteção”. O ideal é beber, pelo menos, 3 litros de água por dia para manter-se hidratado por dentro e por fora.

    Cuidados com a pele antes, durante e após um dia de praia e piscina

     

    Antes: Verificar se a pele está íntegra. “Caso a região esteja ferida ou com algum tipo de machucado, o ideal é não entrar na água por conta do risco de infecção”, recomenda a médica. Outra medida importante é manter a pele hidratada antes mesmo de ir à praia ou à piscina.

    Durante: O uso do protetor solar para o rosto e para o corpo. “Esse é um item fundamental que deve ser aplicado mais ou menos 20 minutos antes de tomar sol em todas as áreas expostas, com o cuidado de replicar o produto a cada hora”, afirma Dra. Carolina. 

    Pós: Hidratar muito a pele. “O cloro da piscina e a água salgada do mar ressecam bastante o corpo e o rosto. Por esse motivo, é fundamental manter a integridade da região através da hidratação”, conclui a profissional. Invista em um produto que não tenha perfume, muito menos componentes que possam agredir a pele, e que tenham substâncias com o poder intenso de fazer a reconstituição da barreira cutânea. 

    Tags
    câncer de pele
    manchas
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes