AchèAchè
    search
    Título

    Outras doenças podem ser fatores de risco para hipertensão? Quais?

    Uncategorized

    Por

    A hipertensão, segundo o Ministério da Saúde, é um problema crônico que exige que o coração faça grandes esforços para que o sangue seja bombeado corretamente pelo corpo, exercendo forte pressão sobre as artérias. Conhecer os fatores de risco para hipertensão é fundamental para a prevenção da doença. Confira!

    Veja as doenças que funcionam como fatores de risco para hipertensão


    De acordo com a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto, além do estresse e do consumo excessivo de sal e de
    bebidas alcoólicas, existem doenças que funcionam como fatores de risco ou causas para hipertensão. “Obesidade, insuficiência dos rins, doença das suprarrenais e doenças da tireoide podem predispor à pressão alta”, cita a especialista. 

    Para a médica, os problemas nos rins são os que mais facilitam o desenvolvimento da hipertensão. “A doença dos rins é mais comum: 3% dos casos de pressão alta são causados pela obstrução das artérias renais”, explica a cardiologista. O tratamento, além de usar os remédios para pressão, depende da identificação e resolução da causa principal.

    Diabetes tipo 2 facilita o aumento da pressão arterial

     

    Já a obesidade pode contribuir para o desequilíbrio na circulação de gorduras no sangue, além de exigir um trabalho maior do coração e da circulação. O diabetes tipo 2 também acelera as alterações de deposição de gordura nos vasos e contribui para provoca o aumento da pressão arterial.

    Para impedir que essas doenças favoreçam o desenvolvimento da hipertensão, é importante descobri-las e tratá-las de forma precoce. Além disso, vale lembrar que receber o diagnóstico de uma doença nos rins, por exemplo, é importante até mesmo para facilitar a descoberta da hipertensão, uma vez que a pressão alta não costuma causar sintomas. 


    Dados do Ministério da Saúde:
    https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes