AchèAchè
    search
    Título

    Osteoporose: o tratamento é capaz de aumentar a densidade dos ossos?

    Doenças dos Ossos

    Por

    A osteoporose é uma doença muito ligada ao envelhecimento, mas se manifesta também pela influência de outros fatores. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e histórico familiar podem predispor o desenvolvimento da doença. Independente dos fatores envolvidos, é necessário sempre buscar o diagnóstico precoce para iniciar logo um tratamento adequado.

    Tratamento para aumentar densidade óssea em pacientes com osteoporose


    “O tratamento (medicamentoso e não medicamentoso) contribui de forma eficaz para o ganho de massa óssea. Esses ganhos em pacientes com osteoporose podem ser comprovadas pela densitometria óssea. O tratamento medicamentoso é importante e envolve vitamina D, cálcio e
    medicamentos que remodelam os ossos”, informa o geriatra José Eduardo Martinelli.

    Já o tratamento não medicamentoso envolve exposição solar – para metabolizar ou sintetizar a vitamina D – ingestão de alimentos ricos em cálcio e, principalmente, prática regular de atividade física. “As opções de atividade são as mais variáveis. Podem envolver até mesmo uma simples caminhada diária”, afirma o médico.

    Segundo a Dra. Aline Ferreira, também geriatra, o tratamento deve ser individualizado, levando em conta diversos fatores, como as comorbidades existentes, a gravidade da osteoporose e o suporte familiar e financeiro do paciente. “Existem várias classes de medicamentos que podem ser utilizadas de acordo com as particularidades de cada paciente”, afirma a especialista.

    Cuidados com fraturas é essencial para não comprometer tratamento


    Além da questão de aumento da densidade óssea, o tratamento tem como
    objetivo evitar fraturas, já que a ocorrência destas atrasa significativamente o progresso do tratamento e pode até ser fatal para o paciente. Os cuidados de nível domiciliar (evitar tapetes em casa, aplicar barra de apoio no banheiro e corredores, apostar em superfícies antiderrapantes, entre outros) são muito importantes nesse sentido.

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: https://sbgg.org.br/osteoporose-a-doenca-silenciosa/

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes