AchèAchè
    search
    Título

    Os sonhos desempenham algum papel relevante em uma boa noite de sono?

    Uncategorized

    Por

    De acordo com informações da Academia Brasileira de Neurologia, a maior parte dos sonhos ocorre durante o sono REM (Rapid Eye Movement, na sigla em inglês), período em que todos os músculos do organismo encontram-se em extremo relaxamento – com exceção do diafragma e dos músculos oculares. Portanto, há uma relação estreita entre sonhos e o sono restaurador. 

    Relação entre sonhos e sono REM


    “A medicina do sono reconhece que os sonhos estão relacionados à memória, mas o conteúdo deles não tem correlação com o cotidiano das pessoas. Todos os estágios do sono são importantes,
    inclusive a fase em que acontecem os sonhos, momento em que ocorre a consolidação da memória, onde gravamos o que aprendemos durante o dia”, informa o Dr. Shigueo Yonekura, neurologista e médico do sono. 

    Segundo o especialista, são quatro as fases do sono, mas é só na última que os sonhos acontecem. Portanto, é necessário atravessar todas as fases para atingir o sono REM. “Em média, as pessoas sonham de três a quatro vezes por noite, apesar da maioria não lembrar que sonhou”, explica o profissional.

    A sigla REM, traduzida livremente, quer dizer movimento rápido dos olhos, que é exatamente o que acontece neste estágio do sono – os olhos se movem em velocidade acima do normal. Outra característica comum no sono REM é o fato da atividade cerebral ser similar à dos momentos em que se está acordado.

    Tratamento contra transtornos de sono


    Quando esta e outras fases do sono estão comprometidas e o corpo não consegue se restaurar plenamente durante as horas de descanso à noite, é necessário, o quanto antes e em primeiro lugar, buscar um médico especialista
    capaz de fazer o diagnóstico correto. Se for confirmado algum transtorno do sono, o tratamento medicamentoso e mudanças de hábitos na rotina podem ajudar bastante.  

     

    Dados da Academia Brasileira de Neurologia:

    http://www.cadastro.abneuro.org/site/publico_sono.asp

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes