search
Título

Os sintomas da DPOC podem se intensificar se o tratamento for abandonado? Por que?

Meu Corpo
Pulmão

19 de outubro de 2023

Os principais sintomas da DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) são falta de ar, tosse e dificuldades respiratórias. Para que estes sejam controlados, é necessário que o paciente busque o tratamento adequado. Como a doença não tem cura, o tratamento deve ser seguido constantemente para que o paciente consiga manter sempre uma boa qualidade de vida por meio do controle dos sintomas.

Tratamento medicamentoso da DPOC

“A DPOC não tem cura, mas seus sintomas têm tratamento. O principal sintoma é o cansaço ou falta de ar e a tosse com catarro também é bastante comum. Caso o tratamento seja abandonado, os sintomas vão retornar ou até mesmo piorar”, afirma o pneumologista Mauro Gomes.
O tratamento capaz de melhorar os sintomas e evitar as crises de falta de ar da DPOC muitas vezes se baseia no uso de medicamentos. Estes são capazes de dilatar os brônquios, dando ao paciente alívio no ato de respirar. “Os medicamentos usados nesse contexto aliviam a sensação de falta de ar, melhorando a capacidade do paciente de realizar as atividades diárias”, afirma Gomes.  

Abandonar o tabagismo é fundamental no tratamento da DPOC

Além dos medicamentos, é essencial que os pacientes evitem os fatores de risco para a doença, que são o tabagismo e o contato com fumaça, seja de poluição ou do cigarro de outras pessoas. A prática de atividade física regular de intensidade leve também pode ajudar no tratamento, melhorando a respiração do paciente.
Segundo o especialista, os pacientes em fases mais avançadas de DPOC podem precisar do uso contínuo de oxigênio para repor os baixos níveis no sangue. “Isso é fundamental para a melhora da qualidade de vida e diminuição do risco de complicações cardíacas, neurológicas e de óbito pela doença”, conclui o médico.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Tuberculose: Saiba tudo sobre a doença, como é transmitida e seus sintomas

A tuberculose é uma doença que ataca principalmente os pulmões, mas também pode afetar outros órgãos do corpo. É uma das principais causas de morte por doenças infecciosas no mundo e afeta milhões de pessoas a cada ano. No texto abaixo, entrevistamos a pneumologista Thais Reis, que explica tudo o que você precisa saber sobre a tuberculose, […]

Artigos
Coronavírus: saiba mais sobre o aspecto de vidro fosco bilateral das tomografias de tórax

Alguns fatores podem desencadear a infecção e manifestação dos sintomas do vírus do herpes, o que inclui transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Todo quadro que compromete a imunidade do organismo será perigoso para a ocorrência do herpes, tendo em vista que todo vírus se beneficia quando encontra um organismo com as defesas vulneráveis.  Herpes, […]

Artigos
Xarope: A dosagem excessiva pode ser prejudicial?

Apesar de haver tipos diferentes de xaropes para o tratamento de tosse, no geral o uso em excesso pode ser prejudicial, assim como a maioria das coisas na vida (até mesmo a ingestão exagerada de água pode fazer mal). Entre os principais efeitos colaterais do uso excessivo de xaropes estão a boca seca, taquicardia e […]

Converse com um dos nossos atendentes